Secretaria de Estado da Educação do ES
30.07.2019A Escola Estadual Jones José do Nascimento, em Central Carapina, na Serra, recebeu melhorias no espaço físico que preparam para o “Volta às Aulas” após as férias de julho. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) realizou investimentos para deixar o ambiente com ares mais motivadores e atrativos para combater a insegurança no local.
Os problemas estruturais da escola já a colocaram em destaque no ranking da violência no Estado há alguns anos, quando a unidade foi considerada uma das mais violentas do Estado. Além disso, a escola enfrentava problemas de indisciplina, vandalismo e baixa aprendizagem.
A diretora Juliana Rohsner enfatizou que para transformá-la, foi fundamental ouvir a comunidade interna e externa, observar e propor intervenções de forma respeitosa, aproximando-se das necessidades da comunidade e das expectativas dos pais. “O caos foi vencido pelo diálogo, pela organização dos espaços, pelo limite, pela oportunidade de sair e conhecer outros ambientes educativos, pelo ensino”, disse.
Um Laboratório de Informática novo, banheiros reformados, janelas substituídas e pintura nas salas foram algumas das intervenções feitas na escola. Além disso, os alunos passaram a contar com uma sala de cinema com data show e retroprojetor instalados. Melhorias que cativaram ainda mais os alunos.
O aluno Andrey Nery comemorou. “Reformaram o piso, vieram cadeiras e mesas novas, isso melhorou muito”, disse. O colega Kauan Ferreira também destacou as melhorias nas práticas esportivas, na quadra da escola. “Não tinha nada aqui. Não tinha grade, não tinha gol, não tinha rede. Hoje, fazemos as aulas de Educação Física sem correr o risco de se machucar como era antes”, completou.
Esta é uma das escolas estaduais que recebeu intervenções dentro do programa de recuperação da rede física das unidades de ensino da Rede durante o primeiro semestre. Mais de 100 Ordens de Serviço já foram autorizadas pelo Governo do Estado neste período para obras na Rede Estadual de Educação. As melhorias contemplam, além as reformas, ampliações de escolas e construções de quadras poliesportivas, por exemplo.
Texto: Geiza Ardiçon