Intervalo com Leitura é realizado na EE Dom Aquino Corrêa

Mato Grosso do Sul

07.06.2023

Ideias simples muitas vezes possuem enorme importância e impacto na vida de pessoas, com este intuito foi realizada atividade denominada "Intervalo com Leitura" na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, em Três Lagoas, que auxilia no despertar do interesse na leitura em estudantes do período vespertino.

A ação com muita criatividade foi organizada pela coordenadora pedagógica Ana Lucia Camargo Baccaro, que sentiu necessidade de fomentar mais uma atividade para os estudantes no horário do intervalo, visto que, na escola muitos acompanham partidas de futsal na 'Arena Aquinão' neste período de 10 minutos, projeto comandado pelo coordenador Peterson Bento.

"Senti a necessidade de propiciar alternativa para os alunos e alunas que não se interessam pelos jogos, então junto com algumas estudantes montamos um espaço diferente para leitura e troca de informações sobre as historinhas em quadrinhos nos gibis. Os gibis são de minha propriedade, que muito me auxiliaram no processo de leitura e comunicação e já passaram por meus filhos" disse Ana Lúcia.

Histórias em quadrinhos

O  Intervalo com Leitura busca estimular ainda mais o hábito da leitura prazerosa, com histórias em quadrinhos voltadas para este público, principalmente Turma da Mônica, Pato Donald, Mikey Mouse e outros que estão propiciando momentos de descontração e sociabilidade com os colegas.

"Eu nunca tinha lido um gibi, agora estou adorando as histórias curtas com muitas imagens, é muito legal" disse estudante do 6º ano.

Outra jovem relatou a alegria de trocar informações sobre as aventuras do Cascão, Tio Patinhas e Cebolinha. O uso do gênero história em quadrinhos proporciona prazer, conhecimento e incentivo à prática de leitura; dinamiza a interpretação de textos com leitura de imagens, ortografia e percepção da forma escrita para os estudantes.

"Iniciamos com gibis para depois incentivar a visita e retirada dos livros disponíveis em nossa biblioteca, que possui acervo  de muita qualidade.

No começo os estudantes mantinham certa distância, mas o processo foi melhorando e, eles estão olhando, manuseando, lendo e discutindo com os colegas o tema das histórias. A semente foi lançada e vamos continuar pois está dando resultados positivos. Estou muito feliz, visto que nossa intenção é enriquecer o intervalo com esporte, leitura, cultura e em breve música", finalizou a coordenadora.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.