Pernambuco
19.11.2019Na última semana, estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Terezinha, no Sertão do Alto Pajeú, participaram do 10º Campeonato Interclasse. A quadra poliesportiva da unidade de ensino ficou lotada de jovens dispostos a enfrentar os desafios dos mais diversos jogos, entre eles, tênis de mesa, futsal, vôlei de praia, vôlei de quadra e xadrez. O evento compreendeu a participação de mais de 200 estudantes atletas e teve o objetivo de proporcionar cultura, saúde, entretenimento e lazer para os alunos do município.
De acordo com o professor de educação física Edson Murilo umas das maiores intenções dos jogos foi ocupar os estudantes com alguma atividade. “Como a nossa cidade é pequena e nossos jovens não têm muita opção de entretenimento, encontramos no Interclasse uma forma de promover o esporte e uma maior integração entre eles. Nós temos que criar algo para tirar esses jovens da vulnerabilidade fazendo com que eles tenham alguma ocupação e não fiquem ociosos”, explicou Edson.
“E o objetivo do esporte é isso aí. Proporcionar para eles uma prática esportiva e uma vida saudável. É um momento diferente que acontece na escola e eles gostam muito, pois é um evento muito tradicional e tem o objetivo de fomentar coisas boas que o esporte passa para os jovens”, acrescentou.
O esporte na escola tem se destacado ao longo do tempo, tanto que recentemente a unidade de ensino foi campeã dos Jogos Pernambucanos, na modalidade vôlei de dupla. As campeãs Ranya Lívia e Istefane Alves participarão do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia, que acontece em Blumenau, Santa Catarina, de 27 a 30 de novembro.
“A escola particularmente ajudou em alguns métodos para que nós conseguíssemos essa vitória. A ajuda dos professores foi fundamental para nossa conquista. Era um desejo muito grande poder ter a chance de participar de uma competição nacional e a construção da quadra facilitou bastante nossos treinos. Agora nossa expectativa é ficar em 1º lugar e colocar Pernambuco no topo da competição”, considerou Ranya.
A responsabilidade do jogo aumenta, pois Pernambuco se encontra na segunda divisão no brasileiro escolar e as jovens têm a missão de tentar colocar o estado na primeira. “A expectativa de colocar Pernambuco na primeira divisão é muito grande e nós vamos treinar até o último dia para trazer o primeiro lugar para casa”, finalizou.