Interclasse movimenta estudantes da EREM Santa Terezinha

Pernambuco

19.11.2019

Na última semana, estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Terezinha, no Sertão do Alto Pajeú, participaram do 10º Campeonato Interclasse. A quadra poliesportiva da unidade de ensino ficou lotada de jovens dispostos a enfrentar os desafios dos mais diversos jogos, entre eles, tênis de mesa, futsal, vôlei de praia, vôlei de quadra e xadrez. O evento compreendeu a participação de mais de 200 estudantes atletas e teve o objetivo de proporcionar cultura, saúde, entretenimento e lazer para os alunos do município.

De acordo com o professor de educação física Edson Murilo umas das maiores intenções dos jogos foi ocupar os estudantes com alguma atividade. “Como a nossa cidade é pequena e nossos jovens não têm muita opção de entretenimento, encontramos no Interclasse uma forma de promover o esporte e uma maior integração entre eles. Nós temos que criar algo para tirar esses jovens da vulnerabilidade fazendo com que eles tenham alguma ocupação e não fiquem ociosos”, explicou Edson.

“E o objetivo do esporte é isso aí. Proporcionar para eles uma prática esportiva e uma vida saudável. É um momento diferente que acontece na escola e eles gostam muito, pois é um evento muito tradicional e tem o objetivo de fomentar coisas boas que o esporte passa para os jovens”, acrescentou.

O esporte na escola tem se destacado ao longo do tempo, tanto que recentemente a unidade de ensino foi campeã dos Jogos Pernambucanos, na modalidade vôlei de dupla. As campeãs Ranya Lívia e Istefane Alves participarão do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia, que acontece em Blumenau, Santa Catarina, de 27 a 30 de novembro. 

“A escola particularmente ajudou em alguns métodos para que nós conseguíssemos essa vitória. A ajuda dos professores foi fundamental para nossa conquista. Era um desejo muito grande poder ter a chance de participar de uma competição nacional e a construção da quadra facilitou bastante nossos treinos. Agora nossa expectativa é ficar em 1º lugar e colocar Pernambuco no topo da competição”, considerou Ranya. 

A responsabilidade do jogo aumenta, pois Pernambuco se encontra na segunda divisão no brasileiro escolar e as jovens têm a missão de tentar colocar o estado na primeira. “A expectativa de colocar Pernambuco na primeira divisão é muito grande e nós vamos treinar até o último dia para trazer o primeiro lugar para casa”, finalizou.