Pernambuco
14.03.2025O Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Educação (SEE), entregou kits de viagem aos 200 estudantes selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM) que embarcam, na próxima semana, para o Chile. A entrega foi realizada pela governadora Raquel Lyra em cerimônia que aconteceu, nesta quarta-feira (12), no Palácio do Campo das Princesas. Estiveram presentes o secretário de Educação, Gilson Monteiro, secretários executivos da pasta e os 16 gerentes regionais de Educação do estado.
Cada estudante recebeu uma mala, uma mochila, um boné, um gorro, uma jaqueta, três camisas do PGM e um porta-passaporte. Este é o primeiro grupo de estudantes da Rede Estadual que embarca para a experiência do intercâmbio internacional desde a retomada do Programa Ganhe o Mundo, em 2024. O embarque acontece nos dias 19 e 21 de março.
Os selecionados vão cursar o correspondente a um semestre letivo (média de 18 semanas), em uma escola de nível médio. Cada estudante receberá, do Governo do Estado, bolsas de manutenção durante a estadia no exterior. Após a chegada no país de destino, todos os alunos participam de uma reunião de orientação em Santiago, capital chilena, e seguem para as casas de família onde ficarão hospedados.
A governadora Raquel Lyra ressaltou que este é o primeiro de muitos embarques a partir de agora. “Dessa vez, a gente fez o Ganhe o Mundo de um jeito diferente, garantindo que cada município pernambucano pudesse enviar um estudante seu. Isso fez toda a diferença. Nós estamos vendo aqui gente de vários lugares. Tenho certeza de que vocês vão trazer muitas histórias na mala, que vão poder viver a melhor experiência de suas vidas ao conhecer uma cultura diferente e entender como funciona o sistema de educação no Chile, que é referência para o mundo. Aproveitem essa oportunidade e voltem para casa sonhando novos sonhos”, disse aos estudantes.
O PGM proporciona uma experiência enriquecedora no exterior, promovendo o desenvolvimento acadêmico e cultural dos participantes. Nesta edição, 918 alunos foram aprovados para intercâmbios no Canadá, Estados Unidos e Chile. Pela primeira vez, os 184 municípios do estado e o distrito de Fernando de Noronha tiveram ao menos um estudante convocado.
O secretário de Educação, Gilson Monteiro, celebrou a proximidade do momento do embarque em fala aos intercambistas. “A governadora nos confiou desde o início esse trabalho e através dele, através do que vocês vão fazer e disseminar, a gente está aqui. Então aproveitem esse momento único e tranquilizem os pais de vocês de que estarão em boas mãos. Nosso grupo de trabalho seguirá adiante com vocês nessa viagem”, disse o secretário.
A estudante Milena Beatriz, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professora Rita Maria da Conceição, em Orobó, no Agreste, faz parte do grupo de intercambistas que viaja na próxima semana ao Chile. “Estou muito ansiosa, porque é uma oportunidade única, mas também estou muito contente, com a expectativa altíssima para desenvolver esse novo idioma e conhecer uma nova cultura. Esse é um sonho de anos”, celebra a estudante.