Pernambuco
05.05.2025Começou uma nova jornada para professores da Rede Estadual selecionados para vivenciar uma experiência internacional pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM) Professor. A Secretaria de Educação realizou, nesta quinta-feira (24), o primeiro embarque desta nova modalidade do programa no Aeroporto Internacional do Recife. O grupo com 55 docentes viajaram com destino ao Canadá onde vão participar de um intercâmbio voltado à formação em língua inglesa e ao aperfeiçoamento das práticas pedagógicas.
“É um momento muito especial e emocionante por ser uma iniciativa inédita. Esse grupo de 55 docentes que embarcaram para o Canadá são os pioneiros do PGM Professor. A expectativa em cima desses profissionais é muito grande e a gente precisa agradecer a nossa governadora Raquel Lyra que teve essa sensibilidade com os professores, trazendo para eles essa oportunidade do intercâmbio. A gente espera que no retorno eles tragam um monte de ferramentas e instrumentalização diferentes e inovadoras que possam ser utilizadas com os nossos estudantes”, frisou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lúcia Barbosa.
Este foi apenas o primeiro embarque da nova modalidade do programa em 2025. Ao longo das próximas semanas serão realizados mais três embarques com destinos como Chile, Inglaterra e Argentina. O clima no aeroporto era de entusiasmo, despedidas emocionadas e muitas expectativas. Para Cristiana Gomes, professora de inglês da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Dr. Walfredo Luiz Pessoa de Melo, do município de Tracunhaém, a experiência representa a realização de um sonho, além de uma oportunidade única de troca cultural e crescimento profissional e pessoal.
“A expectativa é muito grande e tem também um misto de ansiedade e felicidade junto com a saudade que vamos sentir das nossas famílias. Mas eu tenho certeza que será uma experiência grandiosa e que vai enriquecer a nossa vida profissional e pessoal. No Canadá vou ter a oportunidade de conhecer pessoas de outros países, uma nova cultura e poder aprender ainda mais sobre a língua inglesa. É um sonho antigo que vou realizar”, completou a professora Cristiana Gomes.
Os docentes que embarcaram foram com a certeza de que essa experiência internacional, oferecida pelo Governo do Estado, irá refletir diretamente na qualidade do ensino de línguas oferecido em Pernambuco. A professora Michelle Kelly, da Erem Olavo Bilac, em Sertânia, reforçou o sentimento de gratidão com a oportunidade.
“É um momento inédito de incentivo e valorização dos professores. O PGM já beneficiou muitos estudantes ao longo da história e ter essa nova modalidade voltada para nós, professores, é muito gratificante. É um investimento que será repassado aos nossos alunos, pois todo o conhecimento e bagagem que vamos trazer do intercâmbio iremos aplicar em sala de aula no nosso dia a dia”, afirmou.
Ao desembarcarem no Canadá, os professores serão recepcionados pelas famílias anfitriãs que os acolherão durante todo o período do intercâmbio. Os profissionais passarão seis semanas em território internacional participando de um curso intensivo de imersão voltado para as práticas educacionais. Durante este período, os profissionais serão acompanhados por professores locais.
Além do grupo que embarca para o Canadá, outros 33 professores da Rede Estadual também viajarão nas próximas semanas. O embarque com destino ao Chile está marcado para acontecer nesta sexta-feira (25), enquanto para a Inglaterra e Argentina será realizado na primeira quinzena do mês de maio. Ao todo, serão 88 professores participando da formação internacional promovida pelo PGM Professor em 2025.
Criado pela Lei nº 17.860/2022, o programa é voltado para professores da Rede Estadual de Ensino que ensinam inglês ou espanhol, atuam como professores de Núcleos de Estudo de Língua ou como técnicos formadores. O objetivo principal do programa é aprimorar a proficiência dos participantes, possibilitar o aprendizado de novas metodologias de ensino e contribuir com a valorização da formação contínua dos profissionais da educação da rede estadual.