Troca de experiências
06.07.2016Os estudantes do Colégio Estadual Raphael Serravalle, no bairro da Pituba, em Salvador, reviveram a experiência de receber colegas de outras redes estaduais para uma troca de experiências. Desta vez, os alunos do Serravalle inseridos no Programa Federal Ensino Médio Inovador (ProEMI) desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foram os anfitriões de 30 estudantes da Escola Estadual Antônio Knabben de Gravatal, em Santa Catarina. A visita, que aconteceu nesta quarta (6), proporcionou uma troca de conhecimentos pedagógicos, através do intercâmbio de atividades artístico-culturais desenvolvidas nas duas unidades escolares.
Com a experiência de já terem recebido estudantes da França, EUA e Japão, os estudantes do Serravalle recepcionaram os colegas de Santa Catarina com a Fanfarra do Colégio e, em seguida, no auditório da escola, fizeram apresentações de teatro e quadrilha, dentro do contexto da cultura do forró, e musicais, cantando a clássica ‘Asa Branca’ e as conhecidas ‘We are Salvador’ e ‘Raiz de todo bem’. “Nossa intenção foi mostrar a pluralidade da nossa cultura para os nossos visitantes, ressaltando que a Bahia não é só Salvador e o Recôncavo, mas também todo um conjunto de manifestações culturais, incluindo o Sertão”, disse a estudante baiana Laís Botelho, 17 anos, 3º ano do Ensino Médio.
Os alunos da rede estadual de Santa Catarina ficaram deslumbrados com a receptividade e o aprendizado sobre a cultura baiana. “Estou amando tudo isto aqui. Os baianos são muito carismáticos. A Bahia é muito rica de cultura e trocar experiências culturais e pedagógicas com os nossos colegas baianos é uma experiência ímpar e inesquecível”, declarou a estudante catarinense Isabel Nunes, 16 anos, 3º ano do Ensino Médio.
Protagonismo estudantil
O diretor do Colégio Estadual Raphael Serravalle, Ramilton Cordeiro, destacou o protagonismo dos estudantes na recepção dos colegas catarinenses. “Estruturamos o evento de forma que os nossos próprios alunos mostrassem aos colegas o seu dia a dia escolar nas oficinas de arte e cultura do ProEMI”. Na conversa com os visitantes, o gestor ressaltou, ainda, a importância do programa no que se refere ao resultado pedagógico positivo. “Os alunos que participam das oficinas apresentam, por exemplo, melhorias no aprendizado e na disciplina. Além disso, através das atividades de campo, eles produzem arte, cultura e conhecimento científico e isto faz com que eles se identifiquem bastante com o ambiente escolar, que é o propósito do programa”.
Objeto desconhecido
A diretora da Escola Estadual Antônio Knabben de Gravatal, Maristela Borghazan, afirmou que a troca de experiências fortalece os projetos do ProEMI, a exemplo do projeto de leitura que os seus alunos estão desenvolvendo, batizado de ‘O que é que a Bahia tem’. “Estamos tendo a oportunidade de conhecer de perto a cultura da Bahia, bem como os projetos que os estudantes baianos desenvolvem”. Dentro da proposta de conhecer a cultura baiana, os alunos da rede estadual de Santa Catarina visitaram o Pelourinho, passando por locais de importância histórica como a Casa de Jorge Amado e o Museu do Benin. A caravana segue para a cidade de Ilhéus, onde intensificará suas pesquisas sobre a vida e obra do escritor Jorge Amado e, por fim, visitará a cidade de Porto Seguro para estudos sobre a História do Brasil.
A coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado, Rowenna Brito, destaca que “esta troca de experiências pedagógicas e cultural entre os estudantes do Serravalle e os do colégio estadual de Santa Catarina irá agregar conhecimentos, mais responsabilidade e autonomia dos alunos que têm no ProEMI uma importante ferramenta para o fortalecimento da Educação Integral”.
ProEMI
O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), instituído em 2009, pelo Governo Federal em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, visa apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio. O programa busca, sobretudo, universalizar o acesso e permanência dos adolescentes e consolidar a identidade e a organização curricular do Ensino Médio de forma a contemplar a realidade de jovens e adultos, bem como garantir uma aprendizagem significativa e contextualizada para todos os estudantes, com acesso à ciência, à tecnologia, à cultura e ao trabalho como ferramentas na construção de saberes e conhecimentos.