Baseada nos dados da pesquisa de Governança das Secretarias de Educação, a plataforma ampliará as possibilidades de trocas de boas práticas e experiências na gestão educacional pública.
Compondo a agenda da II Reunião Ordinária do Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, que aconteceu, entre os dias 15 e 16 de maio, no Golden Tulip Porto Vitória, no Espírito Santo. O presidente do Instituto Natura, Pedro Villares, fez o lançamento e apresentação do ambiente virtual, baseado na Pesquisa de Governança, que permitirá a troca de experiências e a cooperação. Durante a apresentação, foram descritas as funcionalidades do ambiente e as diversas opções de busca por informações, dados quantitativos e analíticos do próprio estado do usuário e/ou experiências dos demais Estados.
Villares destacou a importância da participação de todos que “partilhem dessa ferramenta e busquem nela a inspiração para replicar boas experiências”. Inicialmente, as informações contidas no ambiente não serão disponibilizadas para o público em geral, sendo dirigida apenas aos gestores estaduais de educação.
Ao final da apresentação, o presidente do Instituto Natura reafirmou o compromisso com a educação brasileira e fez a doação do ambiente virtual ao Consed. Pedro Villares ofereceu ainda o suporte técnico-operacional do Instituto, para que o ambiente possa ser periodicamente alimentado pelas Secretarias Estaduais.
Mais uma vez a presidente do Consed, Maria Nilene Badeca, agradeceu o Instituto Natura que vem apoiando a iniciativa dentro da missão de estabelecer e fortalecer as redes de governo, institutos, academia e outras organizações. Por fim, o secretário de Educação da Bahia e vice-presidente do Consed, Osvaldo Barreto também parabenizou o “excelente trabalho desenvolvido pelo Instituto Natura e FGV, que será muito útil para os membros do CONSED e as gestões das Secretarias”, concluiu.
Pesquisa Governança das Secretarias Estaduais de Educação: diagnóstico e iniciativas inspiradoras
A pesquisa nasceu, em 2012, com o interesse do Consed em "conhecer a realidade de cada estado para trazer contribuições positivas e de impacto na gestão da educação dos estados", alinhado com o papel do Conselho de articular e promover consenso nas políticas públicas de educação pública brasileira.
O resultado da pesquisa foi concebido a partir de um diagnóstico realizado nas 27 Secretarias Estaduais de Educação do Brasil, com cerca de 100 participantes entre técnicos das secretarias e pesquisadores.