Instituto de ensino de Portugal apresenta acordo de cooperação para Rede Estadual de Ensino da Paraíba

Paraíba

22.09.2015

Dirigentes da Secretaria de Estado da Educação receberam, nesta terça-feira (22), representantes do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) para tratar de um possível acordo de cooperação com a Rede Estadual de Ensino. Os educadores portugueses foram recebidos pelo secretário Aléssio Trindade e pela secretária executiva da Gestão Pedagógica, Roziane Marinho. O interesse pela Paraíba surgiu depois de indicação da embaixada brasileira, no país europeu.

O objetivo do IPBeja é firmar um programa de intercâmbio, voltado a gestores e alunos, de Portugal e do Brasil. “Nossa intenção é criar agentes multiplicadores que possam conectar a educação de Beja, na região sul de Portugal, à da Paraíba”, explicou Nuno Loureiro, pró-presidente para as relações internacionais do IPBeja. Ele revelou que ao procurar a embaixada brasileira e perguntar sobre o Estado com potencial de desenvolvimento no Brasil, a Paraíba teve indicação imediata. “Quando soubemos disso, iniciamos os contatos com o Governo do Estado”, observou.

Para o secretário Aléssio Trindade, programas de intercâmbio sempre são bem vistos e um termo de cooperação com Portugal só iria colaborar com o desenvolvimento da educação da Paraíba. “Iniciamos as conversas sobre uma possível parceria, o que seria interessante tanto para os portugueses aqui no Estado, como para os paraibanos em Portugal, seja em cursos de graduação ou pós-graduação”, disse.

A secretária executiva da Gestão Pedagógica, Roziane Marinho, também avalia como positiva essa relação de troca de cultura. “Já havia conversado com os representantes da instituição de ensino de Portugal, há algumas semanas, e achei interessante a proposta de cooperação. Precisamos definir alguns detalhes e avançar nas conversas”, comentou.

Além do pró-presidente para as relações internacionais do IPBeja, Nuno Loureiro, participou da reunião o técnico de gabinete da instituição de ensino em Portugal, Antônio Padeirinha. Eles aproveitaram a vinda à Paraíba para conhecer algumas escolas da rede estadual de ensino e visitar o campus da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

IPBeja – O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) é uma instituição de ensino superior pública, composta por quatro escolas. A unidade está localizada na cidade de Beja, em Portugal, e tem cerca de 2,5 mil estudantes. Entre os cursos oferecidos pelo instituto estão: Agronomia, Artes Plásticas e Multimídia, Educação, Comunicação, Enfermagem, Tecnologia dos Alimentos, Engenharia do Ambiente, Engenharia Informática, Gestão de Empresas, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Turismo.

http://paraiba.pb.gov.br/instituto-de-ensino-de-portugal-apresenta-acordo-de-cooperacao-para-rede-estadual-de-ensino-da-paraiba/