Mato Grosso do Sul
28.03.2022A Escola Estadual Moacir Djalma Barros, localizada no bairro Deoclécio Artuzzi, no município de Dourados, durante a pandemia, com as atividades remotas, incentivou os estudantes na realização de diversas atividades e projetos, entre eles o estímulo à pintura.
Em 2020, a professora da disciplina de Artes, Lúcia do Nascimento trabalhou com os estudantes o conteúdo da Semana de Artes Moderna, “ foi solicitado aos estudantes uma releitura que dialogasse com o momento que estávamos vivenciando (Pandemia), através de desenhos”.
Operários
Na época o destaque ficou para a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Pâmela Marcelino dos Santos, 16 anos, que realizou diversos trabalhos, entre eles Pâmela, a partir do quadro Operários de Tarsila do Amaral, representou, em sua arte, os rostos das famílias na pandemia, retratando suas diversidades, preocupações e esperanças.
Nesta semana, o desenho de Pâmela saiu do papel e ela passou a reproduzi-lo na tela. Tendo em vista que neste ano é celebrado o centenário da Semana de Arte Moderna ocorrida em 1922, o seu protagonismo (quadro) está exposto na unidade escolar.
A Escola Estadual Moacir Djalma Barros é direcionada pela professora Regina Rozania Lima de Araújo e diretor adjunto Daniel Stockamann, conta hoje com 1063 estudantes matriculados para o ano letivo de 2022, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, nos três turnos. A unidade conta com projetos, em parceria com a Fundesporte de Basquete, Karatê, Xadrez, Ginástica Rítmica, Futsal. Também conta com projeto, em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura (NUAC), de Balé, Violão, Teatro e Artes Visuais.
Adersino Junior, SED/MS