Tocantins
16.09.2025As inscrições para a Olimpíada Brasileira de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (Obereri) foram prorrogadas até 21 de setembro. Podem participar estudantes do 7º e 8º ano do ensino fundamental; estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio; equipes de 5 a 10 alunos, orientadas por um professor.
Em sua segunda edição, a olimpíada vai trabalhar com o tema Educação para as relações étnico-raciais: povos e comunidades tradicionais frente ao racismo ambiental e às emergências climáticas. A iniciativa tem como objetivo promover a valorização e aprofundamento do sobre a história e cultura afro-brasileira, com base nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, referentes a essa temática presente nos artigos 26A e 79B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDBN).
As inscrições, bem como as informações completas sobre o certame, podem ser acessadas no site da Obereri https://abpn.org.br/olimpiada-brasileira-de-relacoes-etnico-raciais-afro-brasileiras-africanas-e-indigenas-obereri/.
Premiação
Certificados, medalhas e menções honrosas;
Título de Escola Antirracista para instituições vencedoras;
Bolsas de Iniciação Científica Júnior (CNPq) em 2026 para os premiados.
Seduc/Governo do Tocantins