Inscrições para programa Jovem Senador 2024 estão abertas para estudantes do Ensino Médio

Paraíba

01.02.2024

As inscrições para a edição 2024 do Programa Jovem Senador estão abertas até 30 de abril. O programa é destinado a estudantes de escolas públicas estaduais de Ensino Médio de todo o Brasil. Durante o processo, 27 estudantes serão selecionados, um de cada unidade da Federação, para passarem uma semana em Brasília, conhecendo e vivenciando o trabalho dos parlamentares no Senado Federal. Na Paraíba, a Secretaria de Estado da Educação (SEE) participará do processo de seleção.

Seleção - A seleção dos estudantes acontece por meio de um concurso de redação, que neste ano tem como tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Os estudantes interessados podem receber a ficha de inscrição e a folha de redação na escola em que estudam.

As escolas estaduais promovem um concurso de redação interno entre os alunos com o tema anual e enviam o melhor texto à Secretaria de Estado da Educação (SEE), para o e-mail jovemsenadorpb@gmail.com. A Secretaria seleciona três redações para representar o Estado na etapa nacional.

Para participar, o candidato deve estar matriculado regularmente em escolas públicas da Rede Estadual de Ensino; ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 5 a 9 de agosto, em Brasília.

Etapas - Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação e depois a secretaria de educação do estado define as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado seleciona o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal. Na visita ao Senado, os estudantes podem simular o processo legislativo e até apresentar sugestões de projetos.

Programa Jovem Senador - O Programa Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações — um de cada estado e do Distrito Federal — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.