Inscrições para o Jovem Senador seguem até 18 de agosto

Projetos e Premiações

07.08.2017

Encerra-se no dia 18 de agosto o prazo para que as escolas encaminhem as redações selecionadas no Jovem Senador 2017 para as secretarias de educação estaduais e do DF. As três melhores redações de cada estado serão enviadas a Brasília. 

— Todas as redações que chegarem às secretarias até o dia 18 de agosto, conforme data de postagem nos Correios, serão válidas. Em Brasília, uma comissão julgadora do Senado escolherá a melhor redação de cada estado e, entre essas, as três melhores do país — explica Marcia Yamaguti, coordenadora do Projeto Jovem Senador, iniciativa da Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal. 

O Jovem Senador é um projeto anual que incentiva a participação cidadã dos jovens oferecendo uma experiência de vivência política no Parlamento. Por meio de um concurso de redação nacional, o projeto seleciona os melhores textos de estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso e em 2017 o tema é “Brasil plural: para falar de intolerância”. 

Os estudantes têm a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos senadores e o Processo Legislativo brasileiro. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal. 

Este ano o projeto chega à sua sétima edição e o resultado final deverá ser divulgado até o dia 13 de outubro em uma cerimônia especial.

Todas as informações para os alunos se inscreverem no Projeto estão disponíveis no site do Jovem Senador.  Também é possível conferir o perfil dos jovens senadores, dos professores orientadores, as redações vencedoras, fotos, vídeos, notícias, e outros dados sobre o Projeto. 

Serviço

•Site: www.senado.leg.br/jovemsenador 

•E-mail: jovemsenador@senado.leg.br 

•Vídeos: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/centralvideos 

•Telefones: (61) 3303-1913 / 3303-2995