Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio iniciam nesta segunda (05)

Alagoas

05.06.2023

Joyce Andrea, sob supervisão / Ascom Seduc
 

Em todo o país, estudantes se preparam para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é o principal meio de ingresso no Ensino Superior, além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da Educação Básica. As inscrições para a prova começaram nesta segunda-feira (5) e vão até o dia 16 de junho, por meio do endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ . A aplicação está prevista para os dias 5 e 12 de novembro.

 

Para se inscrever, os estudantes deverão acessar a página do Participante no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informando o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento, endereço de residência e demais informações necessárias, além de preencher um questionário socioeconômico para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Por fim, o candidato ainda deve selecionar a cidade de aplicação do exame.

 

Em Alagoas, as provas serão aplicadas em vinte e seis municípios: Arapiraca, Atalaia, Água Branca, Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Igaci, Maceió, Marechal Deodoro, Olho d'Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares, e Viçosa.

 

Isenção

A taxa de inscrição do Enem 2023 é destinada aos participantes que não solicitaram, ou não obtiveram a isenção do pagamento. Esses participantes deverão gerar o boleto da GRU Cobrança e efetuar o pagamento, no valor de R$ 85, até o dia 21 de junho. Para os estudantes que conseguiram a isenção da taxa, não será cobrado valor e a inscrição deve ser feita normalmente.

 

No mesmo período da inscrição, os candidatos que necessitam de Atendimento Especializado ou Tratamento pelo Nome Social devem fazer a solicitação através da Página do Participante. O Atendimento Especializado é destinado a pessoas com deficiência, garantindo assim os recursos de acessibilidade necessários para a realização da prova, como prova em Braile, intérprete de Libras ou suporte no dia da prova. Já o Tratamento pelo Nome Social é destinado aos candidatos transgêneros e travestis, que podem optar por serem identificados pelo nome social durante a aplicação do exame.