Inscrições para o Encceja encerraram neste sábado

Tocantins

02.06.2022

Encerrou neste sábado, 4, o período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2022).  Esse processo é destinado a jovens e adultos que não concluíram os seus estudos relativos à educação básica em idade apropriada.

A inscrição será realizada no endereço http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial, acessar inscrições 2022, em seguida será solicitado o número do CPF e a data de nascimento e preencher o formulário. 

A professora Eliziete Viana Paixão, da Gerência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria da Educação, explicou que o participante deve informar, no ato da inscrição, o tipo de diploma que deseja. “O inscrito precisa explicar se deseja a certificação do ensino fundamental ou  do ensino médio”, frisou. 

Depois, será necessário fazer o cadastramento no portal do Governo Federal para ter acesso a conta e senha com o login gov.br para acompanhar as inscrições ou fazer alterações no cadastro. 

“Lembramos que a participação é voluntária, gratuita e é destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio, na data de realização do exame”, esclareceu. 

O Encceja será realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep). As provas serão aplicadas no dia 28 de agosto. 

Conteúdos

As provas do Encceja são elaboradas conforme as orientações das diretrizes curriculares e é estruturada a partir das Matrizes de Referências disponíveis na página do Inep. Para o ensino fundamental o exame será composto de quatro provas das áreas de conhecimentos e seus respectivos componentes que são: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e História e Geografia.

Para o ensino médio, as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). 

Josélia de Lima / Governo do Tocantins