Inscrições para Mostra Viver Ciência se encerram dia 30

Acre

27.10.2022

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio do Departamento de Inovação, prossegue com as inscrições abertas para a oitava edição da Mostra Viver Ciência, até o domingo, 30, por meio do site: www.mostraviverciencia.com.

Nos últimos dois anos, a exposição foi realizada de forma virtual, devido à pandemia, mas este ano volta a ser presencial, com uma vasta programação. A mostra tem como tema A Ciência a Serviço da Vida e será realizada nos dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.

Poderão participar da seleção de projetos alunos e professores das diversas etapas de ensino da educação básica, bem como do ensino superior, tanto da rede pública quanto privada. Para obter informações adicionais ou esclarecer dúvidas, enviar e-mail para: viverciencia@see.ac.gov.br.

“A Viver Ciência presencial é extremamente importante para a realidade das escolas e da educação do estado. É o momento de as escolas e os alunos mostrarem o que produziram, mesmo durante a pandemia. A educação não parou, estava havendo conhecimento e aprendizagem”, destacou a chefe do Departamento de Inovação da SEE, Raquele Nasserala.

Segundo Antonio Fernandes, chefe da Divisão de Automação e Empreendedorismo da pasta, a robótica educacional entra com grande força na programação da Mostra 2022, por conta do Steam Tech Camp Acre, programa que tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e docentes líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM) e conta com a participação dos alunos do Clube de Robótica.

As escolas que estão participando do curso de robótica vão apresentar, no evento, projetos nas áreas de automação, robótica e internet. Será apresentado também o campeonato de robótica em duas arenas, onde os alunos vão conduzir os carros de maneira autônoma, com controle remoto ou feixe de luz.

Além da robótica, a mostra promove oficinas, minicursos, palestras, realidade virtual e metaverso, entre outras atividades. “A expectativa que temos com as inscrições são muito grandes, estamos recebendo trabalhos todos os dias, não só para os projetos de iniciação científica, mas também para o palco cultural”, explicou Aires Pergentino, coordenador-geral da Mostra Viver Ciência.

Sobre a Viver Ciência

A Mostra Acreana de Educação Ciência e Tecnologia e Inovação é um evento científico organizado pela SEE e diversas instituições parceiras na promoção de ações inovadoras.

Por: Clícia Araújo

Foto: Mardilson Gomes