Inscrições para III Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS encerram dia 05 de julho                                                                                             

Mato Grosso do Sul

07.06.2024

O Governo de MS, por meio da SED (Secretaria de Estado de Educação), estará realizando o III Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS – “Prêmio Helena Meirelles – 100 Anos”, destinado exclusivamente para estudantes matriculados na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

O festival é uma realização da SUPED (Superintendência de Políticas Educacionais), por intermédio do NUAC (Núcleo de Arte e Cultura), com apoio da SETESC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul) e Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o gestor do NUAC, professor doutor Fábio Germano, as composições devem ser inéditas e originais, tanto na música quanto na letra, em português, abordando a temática: Diversidade, Educação e Inclusão – A diferença nos enriquece, o respeito nos une. “O objetivo é explorar o potencial educativo e social da música, estimular novos talentos e homenagear Helena Meirelles, que completaria 100 anos em 2024”, enfatiza.

Inscrições

Serão aceitas até (3) três inscrições por unidade escolar. As inscrições estarão abertas no período de 06 de junho até o dia 05 de julho de 2024, pelo link https://doity.com.br/festivaldacancaodasescolasestaduaisde-ms .

O III Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS – “Prêmio Helena Meirelles – 100 Anos” acontece no dia 16 de agosto na Concha Acústica Helena Meirelles, o Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande com apresentação dos 10 finalistas, a partir das 16h.

Helena Meirelles

Helena Meirelles (1924-2005) foi uma das mais talentosas violeiras do Brasil, reconhecida por sua habilidade excepcional com a viola caipira. Nascida no Mato Grosso do Sul, sua carreira musical começou de maneira discreta, tocando em festas e rádios locais.

 Somente aos 69 anos, seu talento foi amplamente reconhecido, levando-a a ser eleita uma das melhores “guitarristas” do mundo pela revista Guitar Player em 1994. Suas influências musicais variavam do chamamé ao cururu, e seu estilo autêntico e apaixonado cativou audiências em todo o Brasil e no exterior.

Helena Meirelles é lembrada como uma pioneira da música de viola, deixando um legado duradouro na cultura brasileira. Em 2024, celebramos o que seria o seu centenário, homenageando sua vida e contribuição inestimável à música.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo NUAC