Inscrições para bolsas de graduação UNIEDU ofertadas por Santa Catarina vão até março

Bolsas de graduação

09.02.2018

Este ano serão 24 mil benefícios para alunos de universidades credenciadas com a Secretaria da Educação do Estado

A oportunidade de conquistar o tão sonhado diploma universitário está ainda mais acessível aos estudantes de Santa Catarina. Estão abertas até 7 de março as inscrições para participar do programa Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU). A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SED) oferece bolsas de 25% até 100% do valor da mensalidade do curso. As inscrições deverão ser realizadas por alunos que já estão matriculados no ensino superior pelo site do programa. (www.uniedu.sed.sc.gov.br).

Em 2018 serão ofertadas 24 mil benefícios sendo duas opções de bolsa: Artigo 171 que beneficia o estudante até o término da graduação, e a outra é o Artigo 170, da qual é necessária a comprovação semestral de carência para manter o benefício, ambos previstos na Constituição do Estado de Santa Catarina. Ao todo serão cerca de R$ 110 milhões de investimento para graduação e pós graduação. Lembrando que para bolsas de pós-graduação ainda não há previsão de abertura de edital.

De acordo com o diretor de Políticas e Planejamento Educacional da SED, Gilberto Luiz Agnolin,  o programa visa à inclusão e a permanência de jovens no ensino superior com dificuldades de manter os estudos, tendo como atividade o envolvimento em programas sociais. “Este ano, o benefício está sendo oferecido pelo Governo do Estado por meio de 67 instituições comunitárias e privadas que firmamos convênio. A ideia é incentivar os jovens ao ensino superior e fomentar o trabalho socialem instituições carentes”, ressalta.

Podem participar do programa estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação das instituições cadastradas na SED mediante a apresentação dos documentos exigidos no edital e nos prazos definidos pela instituição de ensino superior. A seleção do bolsista pode variar de acordo com a análise da situação socioeconômica feita pela equipe técnica de cada instituição de ensino.

Mais sobre o UNIEDU

O programa Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU) é uma iniciativa desde 2013 do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação. Voltado aos estudantes de graduação e pós-graduação, o programa oferece bolsas de estudo e de pesquisa e extensão fundamentados nos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual.

Até 2017, mais de 163 mil benefícios foram concedidos a estudantes, e em contrapartida desenvolveram serviço comunitário/social, com visão educativa, em diversos segmentos conforme é disposto por cada faculdade.