Tocantins
09.09.2024Estudantes das escolas da rede estadual de ensino podem se inscrever na 3ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) até o dia 4 de outubro. A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização e o desenvolvimento de competências em eficiência energética entre estudantes de todo o Brasil.
Podem se inscrever estudantes do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelos professores das escolas por meio do link: https://www.onee.org.br/.
Etapas da Competição
Na primeira fase, os alunos enfrentarão desafios em formato de games, que abordarão temas relacionados à eficiência energética. Esse formato interativo visa tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente, incentivando a participação ativa dos competidores.
Já na segunda fase, os participantes deverão responder a questões objetivas sobre o mesmo tema, utilizando o aplicativo ou o site oficial da ONEE para realizar as provas. Esse modelo digitalizado facilita o acesso e permite que os alunos de todo o Brasil participem de maneira prática e moderna.
Premiação
Os participantes da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024 terão a oportunidade de conquistar medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para os primeiros colocados de cada estado. Os melhores estudantes de cada unidade federativa serão convidados para uma cerimônia especial, prevista para ocorrer em novembro, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília.
Para mais informações sobre o regulamento e as etapas da olimpíada, os interessados podem consultar o site oficial da ONEE.
Sobre a ONEE
A ONEE tem como principal objetivo estimular o interesse de jovens em temas relacionados à eficiência energética, além de promover o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras que possam ser aplicadas no dia a dia. Os participantes serão desafiados a entender o consumo consciente de energia, identificar oportunidades de economia e propor práticas sustentáveis que possam ser implementadas tanto no ambiente escolar quanto em suas comunidades.
Esta edição é organizada pela Espírito Santo Distribuição de Energia (EDP), sob coordenação do Instituto Abradee, e viabilizada através dos recursos do Programa de Eficiência Energética gerido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins
Anne Deise Lopes/Governo Tocantins