Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas vão até o dia 23

Alagoas

02.06.2022

Escolas públicas de todo o país terão até o próximo dia 23 para efetuar sua inscrição na edição 2022 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). O credenciamento deve ser feito no site http://www.sbfisica.org.br/~obfep/inscricoes-2022/ e as provas serão aplicadas nos dias 30 de agosto (1ª fase) e 26 de novembro (2ª etapa).

Organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a OBFEP visa estimular o estudo da Física, identificar jovens talentos – fomentando seu ingresso na universidade – e incentivar o aperfeiçoamento dos professores da rede pública. Em Alagoas, a competição é coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação (Semeds) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Podem participar da competição estudantes do 9º ano do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio. No ato da inscrição, o professor responsável pelo credenciamento deve cadastrar a sua escola e informar quais alunos estão aptos a participar das provas.

“Neste ano em que empreendemos uma série de ações para reverter as perdas educacionais destes dois anos de pandemia, a OBFEP e demais olimpíadas de conhecimento são excelentes ferramentas para fortalecer a aprendizagem que foi afetada durante o período de distanciamento social”, avalia a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

Desempenho alagoano

Na edição 2021 da olimpíada, Alagoas conquistou 36 medalhas, sendo 8 de ouro, 14 de prata e 14 de bronze. Dentre estes 36 medalhistas, 20 conseguiram premiação tanto nos níveis estadual quanto nacional da competição. Estes resultados fizeram com que o estado registrasse o sexto melhor desempenho do Brasil e o segundo do Nordeste no ranking da OBFEP.

Professor do Instituto de Física da Ufal e coordenador estadual da OBFEP, Samuel Teixeira diz que, este ano, a meta é superar os números de 2021. “A olimpíada traz ganhos tanto para os estudantes quanto para seus professores, visto que é um estímulo para os jovens ingressarem nas universidades e fomenta o aperfeiçoamento dos docentes. Por isso, convidamos todas as escolas públicas de Alagoas a participarem e fazerem desta a maior edição da OBFEP em número de participação e de medalhas”, conclama o coordenador.

Já o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, celebra os resultados de Alagoas na competição. “Nos últimos anos, Alagoas têm se destacado e se superado nas olimpíadas de física. Na rede estadual, isso é consequência do empenho de nossos professores e estudantes, bem como uma série de ações que incluem formações, projetos de programação e robótica e a nossa parceria com a Ufal. Este ano, nosso objetivo é que mais escolas participem e que agreguem a olimpíada a ações que já desenvolvemos em nossa rede, a exemplo do Professor Mentor e dos programas que recomposição de aprendizagem”, declara.