Alagoas
17.08.2021A partir do dia 20 de agosto, escolas públicas de todo o país poderão realizar as inscrições na Olimpíada Brasileira de Física (OBFEP). Para participar da edição 2021, as unidades de ensino devem fazer o credenciamento até o dia 14 de setembro e preencher formulário disponibilizado no portal http://www.sbfisica.org.br/~obfep/ .
O exame é voltado para alunos do 9º ano do ensino fundamental e de todas as turmas do ensino médio. As provas serão divididas em duas etapas e a 1ª fase está agendada para os dias 21 e 22 de setembro, com questões de múltipla escolha. Já a 2ª fase, prevista para o dia 04 de dezembro, é composta por questões teóricas, podendo também contemplar a etapa experimental. O resultado final do exame será divulgado em janeiro de 2022.
Este ano, em virtude da pandemia, não serão enviadas provas via Correios e cada instituição se responsabilizará pela impressão dos testes, que, na primeira fase, poderão ser aplicados em um ou dois dias.
A premiação contempla alunos, professores e escolas.
Desempenho
Alagoas vem obtendo bons resultados na OBFEP, na última edição, o estado conquistou 29 medalhas, sendo 7 de ouro, 13 de pratas e 9 bronzes, este foi o melhor resultado desde 2017, quando Alagoas teve 26 medalhas. No quantitativo geral, o estado teve o 2º melhor desempenho do Nordeste e ficou na 5ª posição a nível nacional.