Inscrições para a “I Feira de Ciências: Gênios de Multigêneros” iniciam nesta quinta-feira (01)

Secretaria de Estado da Educação do ES

31.07.2019

Nesta quinta-feira (01) iniciam as inscrições para a “I Feira de Ciências: Gênios de Multigêneros”, promovida pela Escola Estadual Antônio José Peixoto Miguel, localizada na Serra. O evento acontece nos dias 25 e 26 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As inscrições seguem até o dia 31 de agosto e devem ser realizadas no endereço www.geniosdemultigeneros.org.

A iniciativa da unidade escolar busca fomentar a pesquisa científica e foi planejada como projeto, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Como premiação, os alunos vencedores vão ganhar cinco bolsas de Iniciação Científica Junior.

Para a professora Cláudia Gimenes, o evento representa um momento ímpar de aproximação dos alunos da educação básica com a Ciência, Tecnologia e Inovação. “Com a iniciativa da nossa escola, teremos um trabalho colaborativo entre professores e alunos em prol da alfabetização científica e tecnológica, estimulando o protagonismo de meninas e meninos no desenvolvimento de trabalhos científicos”, disse.

De acordo com o diretor da unidade de ensino, Alexsandro Ferreira, a realização da feira é uma importante conquista. “Vamos sediar a Feira, isso é muito gratificante para nós, que estamos mobilizando toda equipe escolar a realizar um projeto de iniciação científica com nossos alunos”, disse.

Além do diretor, a iniciativa também conta com o envolvimento de cinco professores da Rede Pública Estadual: Rafael Rodrigues de Oliveira, Cláudia Cristina Gimenes, Mara Cristina Paiva, Paulo Ricardo Rodrigues e Franciely Fiorani.

A Feira

A “I Feira de Ciências: Gênios e Multigêneros” vai receber e premiar trabalhos científicos desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas municipais e estaduais da Serra. A premiação será feita por nível de ensino. Os três grupos vencedores de cada nível receberão medalhas e certificados de participação, além do troféu para os primeiros lugares.

Os cinco alunos do projeto vencedor receberão bolsa de Iniciação Científica Junior do CNPq durante o ano de 2020 para dar continuidade aos trabalhos e realização da II Feira de Ciências durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Por determinação do CNPq, só serão contemplados alunos do Ensino Médio, mais especificamente dos primeiros e segundos anos.

Estão envolvidos na ação a Sedu, o CNPq e a Secretaria Municipal de Educação da Serra com o apoio do Departamento de Inovação & Divulgação de Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Texto: Soraia Camata