Inscrições para a 2ª mobilização do Provão Eletrônico no Amazonas tem início nesta segunda-feira (29)

Amazonas

26.05.2023

O processo de inscrição para a 2ª mobilização do Provão Eletrônico em Manaus começa na próxima segunda-feira (29/05). Nesta janela de realização do certame, estão sendo ofertadas 12 mil vagas para os candidatos interessados, que devem se inscrever até o próximo dia 2 de junho. A iniciativa busca oportunizar a conclusão do Ensino Fundamental ou Médio àqueles que estão fora do período regular. Os interessados devem se matricular de forma on-line, pelo link http://examesupletivo.seduc.am.gov.br/.  

No ato da inscrição, os alunos podem escolher o local de realização da prova. No total, quatro escolas da rede estadual estão disponíveis: o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro de Manaus; Escola Estadual (EE) Sólon de Lucena, zona centro-sul; EE Padre Luís Ruas, na zona leste e EE Eliana Socorro Pacheco Braga, zona norte. 

A aplicação do exame eletrônico acontecerá no período entre  5 de junho e 30 de setembro. Desde a implantação do Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA), em 2008, a Secretaria de Educação e Desporto já atendeu mais 344 mil candidatos, entre estudantes da capital e interior. 

“Nós destinamos o prazo de uma semana para agendamento, porém,  normalmente as vagas acabam em no máximo três dias. A taxa de ocupação beira os 100%, então o nosso conselho é que os estudantes estejam atentos à abertura do prazo”, salienta o coordenador do SEA, Luciano Melo. 

Sobre a prova

Com quantidades distintas de disciplinas, as provas do Ensino Fundamental e Médio contam com oito e 12 componentes curriculares, respectivamente. Cada componente tem 20 questões, e o aluno, no processo de agendamento, pode solicitar a realização de até quatro disciplinas por turno.

As disciplinas que constam no edital do Provão do Ensino Fundamental são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física, Inglês e Arte. E nas provas do Ensino Médio, a grade permanece, porém, com a exclusão de Ciências, e a inclusão de Química, Física, Biologia, Sociologia e Filosofia.

Para ser aprovado é necessário acertar o mínimo de 60% das questões, ou seja, ter uma nota igual ou superior a 6,0.  Todo o conteúdo programático está disponível no mesmo site da inscrição, examesupletivo.seduc.am.gov.br.

Em caso de aprovação em todos os componentes curriculares, o candidato deve solicitar o certificado por meio do e-mail gaeed@seduc.net, ou na Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade, na sede da Secretaria de Educação e Desporto, localizada na rua Waldomiro Lustoza, Japiim II, zona sul de Manaus.

Documentação

Na data da realização da prova, o candidato deverá se dirigir ao local escolhido munido do comprovante de agendamento, do RG e CPF originais. Os candidatos precisam ter, no mínimo, 15 anos para fazer o Provão Eletrônico para o Ensino Fundamental, e 18 anos para o Ensino Médio.

Próximas datas 

Após o término desta mobilização, ainda está prevista para a capital amazonense mais uma janela de realização entre os meses de outubro e dezembro. Mais 12 mil vagas serão ofertadas, totalizando aproximadamente 36 mil vagas durante todo o ano, somente na capital. 

No interior, o provão eletrônico retorna em setembro, nos municípios de Parintins, Tefé,  Boca do Acre e Coari. Seis mil vagas serão disponibilizadas. 

FOTOS:  Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar