Inscrições abertas para o Programa Futuras Cientistas

Ciência e Tecnologia

15.02.2021

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Programa Futuras Cientistas. Podem participar alunas do 3º ano do Ensino Médio e professoras de escolas públicas estaduais regulares e de tempo integral. O programa é realizado pelo Centro de Tecnologia Estratégicas do Nordeste (Cetene) e visa aumentar o interesse e a participação das mulheres nas diversas áreas de ciência e tecnologia e incentivar o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico de alunas e professoras junto a centros de pesquisa favorecendo uma aprendizagem por meio da investigação. As interessadas devem se inscrever pelo site https://linktr.ee/futurascientistas até o dia 12 de março.

Para participar do programa, as alunas devem preencher o formulário de inscrição online; enviar um currículo resumido no modelo Lattes/CNPq; anexar documento com carimbo da direção da escola informando as médias do ano letivo anterior (2020) das disciplinas de química, física, matemática, biologia e português, ou cópia do boletim escolar do ano de 2020; documento de identidade (frente e verso) e CPF; termo de adesão assinado pelo representante legal; e comprovante de residência. 

No caso das professoras, será necessário preencher o formulário de inscrição online; anexar currículo resumido no modelo Lattes/CNPq; diploma do curso de graduação; documento de identidade (frente e verso) e CPF; e comprovante de residência. 

Serão selecionados 30 participantes, sendo dez para estudantes de escolas regulares, dez para estudantes de ensino integral, semi-integral e técnico e dez para professoras. Cada selecionada receberá um auxílio de R$ 400,00. O resultado final das participantes será divulgado no dia 21 de abril. As atividades estão previstas para acontecer entre os dias 05 e 16 de julho.

Para acessar o edital, clique aqui. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3334-7267/3334-7224/3334-7201 ou pelo e-mail futurascientistas@cetene.gov.br.