Inscrições abertas para cursos on-line na área de tecnologia por meio do Programa Entra21

Santa Catarina

04.03.2022

Estão abertas até o dia 27 de março as inscrições para jovens a partir de 16 anos participarem de cursos on-line na área de tecnologia. São 13 cursos que incluem linguagem de programação, banco de dados, desenvolvimento de aplicações, analista de dados, entre outros.

A iniciativa ocorre por meio do programa Entra21, já tradicional em Blumenau e no Vale do Itajaí, ampliado para atender todo o Estado por meio das modalidades on-line e ensino à distância (EAD).

Os cursos gratuitos terão três modalidades: presencial, com aulas ministradas em Blumenau (400 vagas), Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Balneário Camboriú (125 vagas); on-line, com aulas ao vivo (300 vagas); e EAD, com aulas gravadas. Todos os alunos não selecionados nos modos presencial e on-line poderão fazer o curso no formato EAD.

Os cursos serão realizados de abril a outubro de 2022, no período da manhã, tarde ou noite, com 480 horas de formação. Destas, 356 horas serão de disciplinas técnicas, nas quais o aluno fará uma das especialidades: Python, C#, React, Java, Dev. Mobile, Front End, Banco de Dados, PHP, Vue.js, Analista de Dados, Flutter, UX & UI, Marketing Digital, ou Pacote Office. Também haverá aulas de Inglês (80h), Desenvolvimento Humano e Criação de Portfólio (24h), Empreendedorismo e Inovação (8h) e Contabilidade e Finanças (12h).

Para que mais pessoas possam fazer os cursos nas modalidades on-line e EAD, estão sendo estabelecidas parcerias com 18 cidades-polo: Florianópolis, Criciúma, São José, Palhoça, Tubarão, Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Brusque, Lages, Rio do Sul, Chapecó, Caçador, Joaçaba e Videira. O objetivo é que essas cidades disponibilizem computador e internet para alunos que não tenham os equipamentos.

Inscrições
Os interessados em fazer o Entra21 precisam ter mais de 16 anos e ter cursado ou estar cursando o Ensino Médio. Parte das vagas serão destinadas a pessoas acima de 30 anos que queiram voltar para o mercado de trabalho, mudar de profissão ou se especializar. Também haverá vagas para pessoas com necessidades especiais.

O processo seletivo para os cursos é constituído de três etapas: formulário de interesse, teste de raciocínio lógico e entrevista.
Para mais detalhes sobre como se inscrever, clique aqui. 

Saiba mais

O programa é uma iniciativa do Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau (Blusoft) com o apoio da prefeitura de Blumenau. Desde 2006, quando iniciou, conta com o Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), como principal financiador. Neste ano, a fundação dobrou os recursos para ampliar o programa, investindo R$ 2 milhões.

Formação e empregabilidade

Um dos diferenciais do Entra21 é a empregabilidade. Nos três primeiros meses após a formatura pelo menos dois terços dos alunos costumam estar empregados – muitas vezes chegando a picos de 80%. “O programa realmente me preparou para o mercado de trabalho. Ele não apenas me deu o conhecimento técnico, mas também toda formação para eu poder chegar na empresa, fazer a entrevista”, avaliou Laisa Marques Mendonça, gerente de produto.