Inscrições abertas para a Olimpíada Nacional de História do Brasil

Roraima

22.02.2022

Estão abertas e seguem até o dia 22 de abril, as inscrições para a 14° edição da ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil). Podem participar da Olimpíada, professores e alunos do Ensino Fundamental (8° e 9° ano) e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.  

Interessados devem formar equipes compostas por um professor e três estudantes e se inscrever através do site www.olimpiadadehistoria.com.br. Em 2021, em todo o Brasil houve a participação de 9,3 mil grupos e em Roraima, 80 equipes participaram.

Além de temas sobre a História do Brasil, a competição apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, atualidades, entre outros. Segundo Herika do Valle, professora Embaixadora da ONHB no Estado, a Olímpiada aprofunda o conhecimento dos participantes.

“Na Olimpíada, estudantes e professores poderão fazer o uso de ferramentas que os historiadores utilizam na sua prática profissional de investigação, como análise de documentos, de discursos, de imagens e de leituras” ressaltou a Embaixadora.

Inscrições que forem realizadas até o dia 10 de março terão desconto no valor da taxa. Com o desconto, a taxa para as escolas públicas será de R$ 35 reais por equipe e para as escolas particulares, R$ 75 reais por equipe. A ONHB é realizada pelo Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A Olimpíada é dividas em fases e terá início no dia 2 de maio

A edição deste ano da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) terá início no dia 2 de maio e seguirá até 11 de junho. Ao todo, serão realizadas seis fases online com questões de múltipla escolha e realização de tarefas. Os estudantes vencedores recebem medalhas de ouro, prata e bronze conforme a classificação e também certificados.

A previsão é que a final seja realizada de forma presencial, na Unicamp, em Campinas (SP), nos dias 20 e 21 de agosto. Devido à pandemia, nas duas últimas edições, em 2020 e 2021, a final ocorreu de forma online.

Roraima foi destaque na ONHB em 2020

Em 2020, a equipe “CSI-RR” da Escola Estadual Euclides da Cunha se destacou na ONHB sendo a única equipe da Região Norte a conquistar medalha na competição. Coordenada pela professora Herika do Valle e formada pelos estudantes Ayla Yamille Tamaia da Rocha, Pedro Manoel Carneiro Timóteo e Hágatha Vitória Fernandes de Oliveira, a equipe conquistou medalha de bronze.

Por: Francis Silva

Fotografia: Ascom/Seed/Roraima