Inscrição do Conexão Mundo Estudantes é prorrogada, e equipe realiza palestras em escolas sobre o Programa

#Projeto Conexão Mundo

19.03.2024

Para mostrar aos estudantes as experiências e vantagens de participar de um intercâmbio internacional, a equipe do Conexão Mundo Estudantes da Secretaria de Estado da Educação está realizando, nesta terça-feira (19), visitas a escolas da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) em João Pessoa. As inscrições do Programa foram prorrogadas até sexta-feira (22) pelo formulário eletrônico disponível no link bit.ly/InscricaoConexaoMundo.

Nesta edição do Programa, estão sendo disponibilizadas 400 vagas distribuídas entre as modalidades de Curso de Idiomas, Formação Profissional e Ensino Médio Internacional, divididas entre o Reino Unido, Espanha, Chile e China. Podem participar da seleção os estudantes matriculados na 2ª série do Ensino Médio da rede estadual. O intercâmbio tem duração de cerca de 12 semanas em países onde o idioma oficial seja o inglês, espanhol ou mandarim, uma das novidades do programa.

Durante as visitas nas escolas estaduais, a equipe do Conexão Mundo apresenta os principais pontos do edital do programa, explica as possíveis dúvidas e auxilia os estudantes que estão com dificuldades no momento de realizar as inscrições. Também são explanadas como funciona o intercâmbio e sobre a estadia, estudos e lazer dos alunos, nos países que serão destino nesta edição.

Para auxiliar no entendimento aos estudantes de como funciona e o que precisa para fazer para um intercâmbio, a aluna egressa, Julia Rosa, da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Professor Paulo Freire, participou das palestras. Ela fez o intercâmbio em Bournemouth, na Inglaterra, em 2023, e durante a divulgação nas escolas destacou a importância de incentivar os estudantes.

“Por se tratar de uma escola pública, às vezes achamos que fazer um intercâmbio não é para nós, ou não somos capazes de irmos para esse tipo de experiência enriquecedora. Estou aqui para mostrar o diferente, podemos sim participar e é importante para todos os estudantes”, comentou.

Julia também mostrou aos estudantes e possíveis intercambistas, os pertences que ela utilizava na viagem de intercâmbio como casacos, roupas chamadas segunda pele para ajudar a manter a temperatura do corpo, além de luvas, toucas e outros objetos utilizados. O que gerou interesse e curiosidade nos estudantes presentes.

Altaneide Cruz, mãe da estudante, sempre percebeu o esforço da filha para buscar fazer um intercâmbio.

“Foi muito importante para ela esse intercâmbio, desde que entrou no ensino médio, Júlia estudava e acompanhava o programa. Eu fiquei muito segura durante a viagem, pois sempre estávamos em contato com a Julia e com a coordenação do Conexão Mundo no Brasil e também na Inglaterra”, disse.

Além da ECIT, Paulo Freire, a equipe do Conexão Mundo visitou a ECIT Presidente João Goulart e a ECI Professor Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity. Mais seis escolas estão previstas para visitação e realização das palestras, nesta semana.