Rondônia
17.01.2025A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentou, nesta sexta-feira (27), o novo módulo de Matriz Curricular integrado ao Sistema de Gestão Integrada da Seduc (SGIS), em Porto Velho. Desenvolvido para otimizar o planejamento e a organização das grades curriculares, a ferramenta possibilita a gestão eficiente dos componentes curriculares e o alinhamento com as diretrizes educacionais estaduais e nacionais.
O módulo foi elaborado para cruzar informações entre o planejamento pedagógico das escolas e a disponibilidade de professores, assegurando uma alocação mais estratégica dos recursos humanos. “Essa inovação representa um avanço na gestão educacional e reflete o compromisso da Seduc em modernizar processos e aprimorar a qualidade do ensino”, destacou a secretária executiva da Seduc, Marta Souza Costa.
A ferramenta, além de fazer a gestão, subsidia informações para conclusão do diagnóstico do concurso, uma vez que a matriz curricular está diretamente ligada à especialidade dos professores em sala de aula.
Entre os benefícios da ferramenta, estão a automação de processos anteriormente manuais, geração de relatórios em tempo real e a integração dos dados das unidades escolares, viabilizando decisões mais ágeis e fundamentadas. O módulo visa fortalecer o planejamento escolar e contribuir diretamente para o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação.
“Essa ferramenta trará uma visão mais clara e precisa da matriz curricular, garantindo que os componentes pedagógicos sejam geridos de forma integrada e alinhada às necessidades da rede estadual de ensino”, pontuou a diretora-geral de Educação, Irany Oliveira.
A iniciativa reforça o compromisso do governo do estado com a inovação tecnológica e a melhoria da gestão educacional em Rondônia, beneficiando diretamente estudantes, professores e gestores escolares da Rede Pública Estadual de Ensino.