Iniciativas pedagógicas auxiliam estudantes na preparação para o Enem 2023

Minas Gerais

06.09.2023

Mais que uma prova, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma porta de entrada para o ensino superior. A nota obtida pelos estudantes na avaliação é usada como critério de seleção de diversas faculdades, seja complementando ou substituindo o vestibular. Para auxiliar na preparação para a prova, os estudantes já estão podendo acompanhar o Cursinho de Pré-Enem do Se Liga na Educação, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em parceria com a Rede Minas.

O Se Liga na Educação é um reforço para os estudantes da rede estadual de ensino e consiste em aulas exibidas na TV aberta, por meio da multiprogramação da Rede Minas, recurso da TV digital que possibilita a transmissão de programações distintas em um mesmo canal, que conta também com disponibilização das aulas via streaming no site do programa. Neste ano as provas do Enem acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro. 

“Nosso objetivo é que os estudantes tenham mais uma ferramenta para estudar ainda mais, para que ao final do processo, sejam aprovados. Além das teleaulas e correções de questões das últimas edições do Enem, eles poderão assistir a debates entre professores sobre os principais assuntos que costumam cair nas provas e temas possíveis da redação”, explica o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

O Pré-Enem do Se Liga aborda assuntos referentes às áreas do conhecimento cobradas na prova: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. A programação é organizada de maneira que em cada dia da semana uma área do conhecimento seja trabalhada, sendo que nas sextas-feiras irá ao ar o “Se Liga no Tira-dúvidas", em que os professores respondem dúvidas enviadas pelo público.

O estudante Wagner Lourenço, da Escola Estadual Santos Dumont, em Belo Horizonte, já está acompanhando as aulas do cursinho. "Meu sonho é ser professor de matemática e, para isso, estou estudando muito para o Enem. Assim que saio da escola, eu chego em casa e estudo mais um pouquinho pelo “Se Liga Pré-Enem", conta o jovem. 

 

Enem da Cônego

Também com foco na preparação dos estudantes para a realização do exame nacional, a  Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria, de Cachoeira de Minas, desenvolveu um projeto para reforçar os conteúdos estudados e dar mais segurança aos alunos. Por meio de estratégias incluídas no planejamento pedagógico do 2º semestre letivo, a instituição estruturou a aplicação do “Enem da Cônego”, com previsão para que as simulações aconteçam, em dois dias pré-selecionados, no final dos meses de agosto, setembro e outubro. A primeira aplicação aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto, organizada pelo corpo docente com o apoio da supervisão e da direção da escola. 

Evelyn Maria de Oliveira Silva, estudante do 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), aponta que tem muita vontade de cursar Sistemas de Informação e que é interessante a escola proporcionar essa iniciativa para preparar os alunos para o dia da prova oficial. A diretora Maria Bethânia Beraldo Prado conta que os estudantes já chegaram preparados para uma prova no estilo do Enem. "Foi avisado que, se eles chegassem 8h01, o portão estaria fechado; eles não poderiam sair de sala antes das 10h; que para sair ou ir ao banheiro, apenas acompanhados por um professor. Idêntico ao Enem. A única coisa que fizemos diferente foi servir um lanche, mas na própria sala, para eles não saírem", relata. 

Como parte do planejamento pedagógico, a instituição também propõe que os estudantes sigam um cronograma de estudos que inclui a aplicação de simulados semanais; visitas, palestras e pesquisas para o despertar de interesses, vocações e informações necessárias para a escolha consciente de uma carreira profissional; e orientação aos alunos sobre projetos e políticas públicas que os ajudem e os incentivem no ingresso e permanência em um curso superior. 

“Precisamos preparar os alunos não apenas dentro de sala de aula, mas também para a vida fora da escola.” É o que ressalta a professora Ana Carolina de Oliveira, que auxiliou na organização e aplicação do “Enem da Cônego”. Victor Araújo do Nascimento, estudante do 3º ano EMTI, ressalta que, com esse projeto, os alunos conseguiram entender as regras da aplicação da prova, como o preenchimento do gabarito e as idas ao banheiro. O jovem, que deseja cursar Agronomia, conta que por meio desses simulados no formato do Enem, respeitando as regras, modo de aplicação e prazos de realização, os estudantes se adaptam ao tempo de prova e sentem-se menos nervosos. 

 

Como assistir ao Cursinho de Pré-Enem do Se Liga

As aulas do Cursinho de Pré-Enem do Se Liga na Educação estão disponíveis via streaming no site do programa, ou também no canal da Rede Minas na TV aberta. O acesso pela TV digital é feito manualmente pelo controle remoto. Verifique a sintonia neste site e siga os passos abaixo:

  • Com o controle remoto, selecione no Menu a opção “Buscar Canais” ou  “Atualizar Canais”.
  • Para assistir aos canais digitais adicionais, basta digitar no controle remoto o número do canal, seguido de “.2”, “.3” ou “.4”. Se o controle remoto não tiver a tecla “Ponto” (“•”), você deverá digitar o número “0” (zero) no lugar.

Exemplo:

Rede Minas – Canal 9 e canal digital 9.1 (em Belo Horizonte)
Cursinho de Pré-Enem do Se Liga na Educação – Canal 9.2  – digitar 9 + “•” (Tecla “Ponto”) + 2 (em Belo Horizonte)


 

Foto: SEE-MG/Divulgação