INICIAÇÃO CIENTÍFICA | Governo promoverá I Feira Virtual de Ciências em parceria com o Sebrae

Roraima

22.07.2021

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed

A fim de promover a pesquisa e a iniciação científica mesmo em tempos de pandemia, o Governo de Roraima em parceria com o Sebrae/RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima) promoverá a I Feira Virtual de Ciências com o tema: “Pesquisa e Inovação em Roraima”.

Esta será a XXVIII Edição da tradicional FECIRR (Feira Estadual de Ciências de Roraima), realizada anualmente no Parque Anauá, porém em um formato diferenciado. O evento ocorrerá nos dias 24,25 e 26 de novembro de 2021 de maneira virtual, em uma plataforma específica.

“A Feira de Ciências Estadual já é um evento consolidado em Roraima e este ano não poderíamos deixar de realizar, mesmo com a pandemia. Só que será um pouco diferente, de forma virtual, mas vai acontecer para incentivar a produção científica, tão importante para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, destacou o governador Antonio Denarium.

O objetivo da Feira é discutir a construção do conhecimento em inovação, ciência e tecnologia em Roraima e promover uma mostra das produções científicas das escolas da rede pública e privada, que continuaram com as práticas pedagógicas durante a pandemia.

O tema estadual está relacionado ao da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia 2021 que é “Transversalidade da Ciência e Tecnologia e Inovações para o Planeta”.

“Será uma oportunidade para divulgar todo o saber que foi construído pelos alunos e professores nesse período de ensino remoto e também um grande desafio, pois será inovador vivenciar um evento desse porte como é a Feira de Ciências, em um formato tecnológico e totalmente virtual”, destacou o secretário adjunto da Educação Básica, Semaias Alexandre Silva.

A Feira, coordenada na Seed (Secretaria de Educação e Desporto) por meio do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) será totalmente gratuita e voltada aos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e demais modalidades de ensino: EJA (Educação de Jovens e Adultos), além da Educação Profissional, Indígena e Especial.

“A Feira Estadual de Ciências é uma importante ferramenta para disseminar o conhecimento científico dos estudantes da Educação Básica. Receberemos projetos de escolas da Capital, interior e indígenas em todas as áreas do conhecimento, incluindo artes e humanas, pois a Feira também tem um caráter multidisciplinar”, destacou Ivanise Rizzatti, que integra a Comissão Organizadora da Feira.

Inscrição para participação na Feira on-line

A inscrição para a I Feira Virtual de Ciências será no período de 1° de setembro ao dia 10 de outubro de 2021, por meio do formulário eletrônico https://forms.gle/ktXTCezQH6Xi2J8S9.

A inscrição deve ser efetuada pelo gestor ou coordenador pedagógico da escola e cada instituição de ensino poderá inscrever até três projetos.

Os projetos deverão apresentar a resolução de um problema e serão expostos em formato de vídeo, relatório de pesquisa, banner e diário de pesquisa (diário de bordo). Uma comissão formada por pesquisadores e convidados credenciados realizará a avaliação dos projetos.

Os cinco primeiros colocados em cada categoria receberão troféus, certificados e medalhas. Os projetos selecionados até o terceiro lugar receberão Menção Honrosa.

O edital completo com as informações para participação na Feira será publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) do dia 21 de julho e estará disponível para consulta no site www.imprensaoficial.rr.gov.br e também no Portal do Governo de Roraima: www.portal.rr.gov.br.