Notícias da Educação
10.12.2024A secretária de Educação do Rio Grande do Sul e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Raquel Teixeira, representou o conselho na segunda reunião ordinária de 2024 do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O encontro, conduzido pelo presidente do Inep, Manuel Palácios, destacou as principais realizações do instituto no ano, com avanços nas áreas da avaliação e colaboração entre diferentes esferas educacionais.
Palácios mencionou a entrega dos resultados da avaliação da alfabetização como um marco importante, enfatizando a definição de um padrão nacional de avaliação com ampla participação de professores. “Essa foi a primeira experiência de avaliação de uma etapa conduzida em regime de colaboração entre Inep, estados e municípios. Queremos expandir essa iniciativa em 2025”, afirmou.
Outro ponto de destaque foi a reformulação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para cursos de licenciatura, que agora passa a ser anual e é fundamentado em matrizes de referência específicas para a formação docente. A avaliação introduz ainda uma prova prática de aula, realizada durante o estágio dos estudantes, com participação do Inep e supervisores escolares.
Palácios ressaltou que a secretária Raquel Teixeira desempenhou um papel fundamental nessas iniciativas, liderando o Grupo de Trabalho (GT) de Valorização dos Professores, do Consed. “Nossa expectativa é que essas ações mobilizem discussões mais amplas sobre a definição de níveis de desempenho adequados para a formação docente no Brasil”, concluiu.
Ele também anunciou que em 2025 será lançada uma nova plataforma de acesso a dados, em que estarão disponibilizados todos os dados do instituto, assegurada aproteção dos dados segundo a LGPD.