Tocantins
20.03.2025O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) do dia 11 deste mês, o edital da edição de 2025 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
A prova é destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino, desde que tenham na data de realização do Exame, no mínimo, quinze anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 dezoito anos completos para o ensino médio.
Aos inscritos que não compareceram à realização do Encceja 2024, a justificativa é obrigatória caso queiram se inscrever gratuitamente neste ano, e deve ser feita até a próxima sexta-feira, 28. O participante que não justificar sua ausência na última edição ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.
As inscrições para o Encceja 2025 começam no dia 21 de abril e seguem até o dia 2 de maio e podem ser realizadas pelo link.
Neste ano, participantes com diabetes podem se identificar na inscrição, a opção estará disponível no campo de atendimento especializado e será validada mediante laudo médico comprobatório.
Também será oferecido atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, TEA e discalculia. Podem ser contempladas, ainda, gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com outras condições específicas.
Cronograma
Justificativa de ausência no Encceja 2024 - 17 a 28 de março
Resultado - 7 de abril
Recurso - 7 a 11 de abril
Resultado do recurso - 15 de abril
Inscrição no Encceja 2025 - 21 de abril a 2 de maio
Pagamento do ressarcimento - 21 de abril a 7 de maio
Pedido para tratamento pelo nome social - 21 de abril a 5 de maio
Solicitação de atendimento especializado - 21 de abril a 2 de maio
Resultado - 12 de maio
Recurso - 12 a 16 de maio
Resultado do recurso - 20 de maio
Aplicação - 3 de agosto
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins