Inclusão, equidade e qualidade são os temas-chave da IV Conferência Estadual de Educação

SeducPA

12.08.2021

Nesta terça-feira (10), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sediou o lançamento da IV Conferência Estadual de Educação, em preparação à Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022. Com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com a Educação por todo o Pará”, o evento reuniu representantes da sociedade civil organizada, membros do parlamento paraense, além de dirigentes educacionais de diversos municípios do estado.

A iniciativa visa a fortalecer o estado democrático de direito, a participação e a justiça social, com o intuito de mobilizar a sociedade paraense em torno da necessidade de se elaborar e aprovar, respectivamente, o novo Plano Estadual de Educação (PEE) 2025-2035. Além disso, o encontro também buscou avaliar a implementação de políticas públicas educacionais, com destaque específico para o cumprimento das metas e estratégias intermediárias que devem constar no PEE.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou o poder transformador da educação e conclamou a todos para participarem dos debates em torno da Conferência Estadual de Educação, fazendo a proposição de ideias,  com o intuito de cada vez mais trabalhar na perspectiva de mudanças positivas no processo educacional paraense.

“Gostaria de dizer a todos que é compromisso do Governo do Pará, através da Seduc, melhorar ainda mais a qualidade de ensino em nosso estado. E nesse sentido, contamos com cada professor, técnico, diretor, vigia, servente, porteiro, enfim, cada membro da sociedade, porque a escola é feita por todos nós. Nesse aspecto, é importante discutirmos o papel desse espaço, para que possa ser um ambiente onde o conhecimento e a sua transmissão, seja de fato aquilo que move nossas escolas”, ressaltou a titular da Seduc.

DIÁLOGO

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintepp), Beto Andrade, enfatizou a necessidade do diálogo e das discussões sobre a política educacional no estado do Pará, com o objetivo de superar desafios dos últimos tempos.

 

“Retomar a discussão sobre a política educacional paraense é sempre salutar e, por conta da pandemia, cresceram os desafios na educação pública em todo o país. Nós já tínhamos várias adversidades e elas precisam ser repensadas e reorganizadas, na perspectiva de que, de fato, consigamos garantir uma educação que cumpra o seu papel, que é humanizar as pessoas, que é libertar a sociedade de qualquer preconceito, além de garantir um futuro digno e feliz para todos”, afirmou o dirigente do Sintepp.

Representando a Comissão Permanente de Educação da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a deputada estadual Marinor Brito ressaltou que “a realização das conferências estaduais possibilitam um momento de reflexão sobre como estamos vivendo e planejando o futuro educacional das nossas crianças e jovens. Neste sentido, estamos aqui para firmar nossa parceria com a educação pública de qualidade, dizer que esse encontro é importante para abrir diálogo com a sociedade e discutir estratégias para enfrentar os desafios da educação durante e pós-cenário pandêmico”, assevera a parlamentar.

PROPOSIÇÕES

Para os que não puderam estar presencialmente, em função da limitação sanitária, o evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Cefor no YouTube, e pode ser revisto a qualquer momento. O encontro possibilitou a proposição de ideias, a ampliação de diálogos e interlocuções, em prol do estado democrático de direito, o que pressupõe a participação da sociedade civil organizada na avaliação e na redefinição das políticas educacionais em curso.

“Quando refletimos sobre o nosso Plano Estadual e Municipal de Educação, temos que ter um olhar sensível para que possamos priorizar o processo de ensino aprendizagem, para além das dificuldades e necessidades daqueles que estão ali para receber os serviços que prestamos à comunidade. Dessa forma, iremos formar cidadãos capazes de cumprir os seus deveres e exercer os seus direitos plenamente”, frisou a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Roselma Feitosa.

Por fim, a secretária-adjunta de Ensino da Seduc, Regina Pantoja, agradeceu a todos que participaram presencialmente ou pelas redes sociais da programação oficial de lançamento da Conferência Estadual de Educação. Ela salientou a importância da continuidade desse processo de diálogo, para que os próximos encontros sejam cada vez mais plurais, democráticos, de modo a possibilitar que os atores sociais exerçam o protagonismo em torno da deliberação das políticas públicas educacionais.

Por Vinícius Leal (Ascom / Seduc)