Inauguração de escola marca abertura do ano letivo na rede estadual do Ceará

Ceará

30.01.2024

O ano letivo de 2024 da rede pública estadual foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (29) com duas grandes novidades. A primeira, trata-se do início do trabalho de 635 professores empossados recentemente pelo Governo do Ceará. Todos os 3.793 aprovados no último concurso realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) foram convocados.

A segunda novidade foi a inauguração, nesta manhã, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antônio Valmir Ribeiro, em Farias Brito, na região do Cariri. Com a nova unidade de ensino, a rede pública estadual passa a contar com 752 escolas. Desse número, 499 irão funcionar, em tempo integral, sendo 367 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e 132 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP).

Agora, 75% da rede estadual oferta a jornada prolongada de ensino, atendendo a mais de 140 mil estudantes em 165 municípios. A meta do Governo do Ceará é garantir a universalização deste modelo de ensino.

Com investimento total de R$ 15.609.236,25, entre obra, equipamentos e mobiliários, recurso empregado pelos governos estadual e federal, a EEEP Antônio Valmir Ribeiro oferece cursos técnicos de Administração, Redes de Computadores e Agropecuária.

A estrutura é padrão das escolas profissionalizantes e conta com 12 salas, biblioteca, seis laboratórios de componentes do currículo (Línguas, Informática, Ciências e Matemática), dois laboratórios específicos para os cursos ofertados, refeitório, quadra poliesportiva, anfiteatro, auditório, área de vivência, além de espaços administrativos. Possui capacidade de atender, das 7h às 17 horas, 540 alunos com Ensino Médio integrado à Educação Profissional, em cursos com duração de três anos, em tempo integral.

Ao participar da inauguração, a secretária estadual da Educação, Eliana Estrela destacou o início do ano letivo em todas as escolas estaduais cearenses e desejou sucesso aos professores, alunos, servidores e toda a comunidade escolar.

“Desejamos a todo o nosso time da educação um ano bom, um ano de bênçãos, e que seja muito proveitoso para todos. É muito simbólico para nós iniciarmos o ano letivo entregando um equipamento como esse, desta vez no município de Farias Brito. Um sonho antigo da comunidade que hoje se realiza. Representando o governador Elmano de Freitas, trago o seu abraço e compromisso de investir cada vez mais na educação”, apontou a secretária estadual.

Prefeito de Farias Brito, Deda se mostrou emocionado em ver a concretização do sonho antigo dos estudantes do município. “Hoje estamos entregando essa escola profissionalizante e agradecemos ao Governo do Estado pela responsabilidade com que trata de um tema tão importante que é a educação”, agradeceu o prefeito.

Comunidade

Cícero Duarte de Menezes é o diretor da mais nova escola de educação profissional do Estado. Ele fala da expectativa para dirigir a estrutura de ensino da unidade. “Farias Brito e o Cariri vivenciam hoje uma nova história educacional. É um tempo renovado com essa grande novidade que é a educação profissional. A nossa escola tem causado um grande entusiasmo à juventude, com boas expectativas dentro desse processo tanto de profissionalização quanto de formação para a cidadania, para a vida e para o futuro promissor”, comemora Cícero, que é mestre em educação.

Islaiany Costa Neres vai dar aula de Biologia. Recém empossada como professora no Estado, ela avalia que esta será uma experiência significativa e gratificante. “É um reconhecimento para a educação em nosso município. O que em si possibilita uma experiência diferenciada para os alunos e para os professores, de modo que fornecerá subsídios para a formação, tanto pessoal quanto profissional, dos nossos alunos”, avalia. “Enquanto professora, é uma experiência que só vem a somar, tendo em vista que é a minha primeira vez atuando em uma escola profissionalizante. E eu tenho muitas expectativas positivas para contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos”, aponta Islaiany.

Expectativa e ansiedade são sentimentos compartilhados também pela agricultora Antonilda Gonçalves, que vê na nova escola uma grande oportunidade de profissionalização da filha Gabriela, de 15 anos, que vai cursar Agropecuária. “A escola é muito boa. Tem tudo para minha filha receber o melhor ensino e isso me enche de esperança e alegria”, comemora a mãe. “Quando vi que as salas estavam abertas, não segurei a vontade de conhecer de perto os laboratórios. Aqui eu espero ter um bom ensino e muita aprendizagem. Estou preparada para viver tudo isso”, celebra Gabriela.

Também aos 15 anos quem vive o momento de esperança em um futuro melhor é Yasmin Pereira. Ela vai estudar Administração na EEEP Antônio Valmir Ribeiro. “Será uma nova e grandiosa experiência. Eu espero que seja um ano maravilhoso e que eu me adapte à nova realidade”, comenta.