Imprensa nacional destaca intercâmbio oferecido pelo Governo do Estado a professores da Rede Estadual

Paraíba

09.12.2016

A experiência dos 20 professores da Rede Estadual de Ensino que viajaram para a Finlândia com objetivo de fazer um intercâmbio de dois meses pelo projeto Gira Mundo foi destaque no site da BBC Brasil. Em reportagem publicada no último dia 7, os professores da Paraíba relatam o que aprenderam no país nórdico e como estão aplicando esse aprendizado nas salas de aula das unidades de ensino. O programa Gira Mundo é uma iniciativa dos Governos da Paraíba e da Finlândia, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq).

Uma das professoras entrevistadas pela BBC foi a patoense Vilma Leitão, da Escola Dr. Dionísio da Costa (Premen), em Patos. “Fiquei na Finlândia dois meses, e, logo nos primeiros dias, me chamou muito a atenção o fato de o aluno ser prioridade total no processo, pois é ele próprio quem conduz e gerencia sua aprendizagem. Eles valorizam menos conteúdos ligados ao programa e mais o acompanhamento de como cada criança ou adolescente vai identificar e desenvolver suas competências”, disse a professora na entrevista.

Na Finlândia, os professores aprenderam sobre o sistema educacional finlandês, tiveram aulas todos os dias, das 9h às 15h, com dinâmicas em grupo, apresentação de seminários sobre temas educacionais específicos, elaboração de trabalhos colaborativos e visitas técnicas às escolas finlandesas em Hämeenlinna. O grupo também conheceu as organizações ligadas à educação profissional como ProAkademia e Demola, na cidade vizinha de Tampere. Os professores puderam ainda vivenciar experiências culturais enquanto se adaptavam às condições climáticas locais, importantes para a compreensão das tradições.

Foram investidos mais de R$ 4 milhões, tanto na edição canadense do Gira Mundo, voltada para estudantes e lançada no início deste ano, quanto na edição finlandesa, voltada para professores. Gastos com alimentação, hospedagem, passagem, entre outros, foram custeados pelo Governo do Estado. Além disso, os professores receberam uma bolsa mensal.

http://paraiba.pb.gov.br/imprensa-nacional-destaca-intercambio-oferecido-pelo-governo-do-estado-a-professores-da-rede-estadual/