Impacto das metas do PNE é destaque na abertura da II Reunião Ordinária

15.05.2014


    Mais uma vez secretários de Estado da educação e representantes das Secretarias de Educação de todo o Brasil estão reunidos na II Reunião Ordinária do Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed. A Reunião acontece, entre os dias 15 e 16 de maio, no Golden Tulip Porto Vitória, na capital capixaba.
 

  A cerimônia de abertura contou com a participação do representante do Ministério da Educação, Binho Marques, secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação - SASE/MEC.

     O secretário de Educação do Estado do Espírito Santo, Klinger Marcos Barbosa Alves, anfitrião do evento, cumprimentou a todos os presentes e afirmou que “O Espírito Santo está muito honrado em receber esta reunião do CONSED e convidados tão ilustres”.     

     Binho Marques (SASE/MEC), fez uma breve saudação destacando o protagonismo do CONSED nesse momento ímpar em que está em pauta o novo PNE (que tem inédita vinculação constitucional, por força da Emenda Constitucional nº 59), com a devida ênfase na valorização dos profissionais da educação. Marques comentou ainda a necessidade do engajamento dos Estados em relação à  entrega às Assembleias Legislativas locais dos Planos Estaduais de Educação.

     A professora Maria Nilene Badeca da Costa, secretária de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul e presidente do CONSED, cumprimentou todos os presentes, em especial aos organizadores da reunião, os anfitriões, o governador Renato Casagrande e o secretário de Educação do Estado do Espírito Santo, Klinger Marcos Barbosa Alves.

     A presidente em seguida, citou alguns pontos do principal tema da pauta: o Plano Nacional de Educação (PNE), que está prestes a ser aprovado no Congresso Nacional, destacando a palestra - Impacto das metas do PNE sobre o orçamento dos Estados e a mesa - Valorização dos Profissionais do Magistério Público Brasileiro à Luz das Metas do PNE.