Piaui
20.08.2024Com palestras, aulas especiais, dinâmicas interativas e atividades socioculturais, a Jornada Especial da Matemática iniciou, nesta terça-feira (20), a preparação de 201 Estudantes medalhistas da Secretaria de Estado da Educação para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que acontecerá no mês de outubro.
O treinamento, que ocorre no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, terá a duração de quatro dias e conta com a participação de 16 professores das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs).
Na abertura da Jornada, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o trabalho realizado pela Seduc na promoção e incentivo à participação dos jovens em Olimpíadas do Conhecimento, por meio do projeto Seduc Olímpica.
“Estamos organizando olimpíadas e torneios estaduais do conhecimento, nas mais diversas áreas, para engajar mais estudantes a participarem dessa experiência única, transformadora, que são as olimpíadas do conhecimento. Nossa meta é prepará-los mais e melhor para as olimpíadas nacionais e internacionais, para que eles sejam destaque e possam fortalecer os seus conhecimentos, as suas aprendizagens e realizar todos os seus sonhos”, disse o Secretário.
Participando da Jornada, o professor Gideone Barros, do Centro de Ensino de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá, em Oeiras, ressaltou a importância da disciplina no cotidiano e como as Olimpíadas contribuem para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos estudantes. “A matemática é importante porque ela nos ajuda a tomar decisões, não só na questão de trabalho, mas nas decisões da vida. Então estamos utilizando o nosso raciocínio lógico-matemático em diversas situações do cotidiano. Alguns utilizam com mais facilidade, outros com mais dificuldade, mas sempre estamos usando para a nossa convivência diária”.
A Jornada Especial da Matemática é vinculado à 2ª edição Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²) e encerrará na sexta-feira (23), às 11h, com a cerimônia de premiação.