Imersão cultural: gestores escolares participam de atividades em Londres

Intercâmbios

08.01.2015

27 gestores vencedores do Prêmio Gestão Escolar – Edição 2013, que participam do programa de Mobilidade para Professores no Reino Unido -  uma iniciativa do British Council, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) - já encontram-se em Londres, onde participarão de um curso de liderança escolar, ministrada pela conceituada escola britânica - National College for Teaching & Leadership, na cidade de Nottingham.

O intercâmbio, bem como o curso, têm entre seus objetivos servir como instrumento de reflexão para os participantes, no intuito de promover melhorias nas formas de gestão ao conhecerem outras formas como elas são trabalhadas, trazendo assim melhorias para o sistema público de ensino brasileiro.

Imersão cultural - Com o objetivo de propiciar uma maior imersão dos participantes na cultura Inglesa, o grupo conheceu os principais símbolos turísticos da cidade, como o Rio Tâmisa, o Teatro de Shakespeare e a Biblioteca Nacional. Durante o roteiro cultural, nos dias 2 e 3 de novembro, o grupo contou com uma guia e intérprete que elucidou a história referente a cada ponto visitado, proporcionando assim, rico conhecimento aos presentes.

Curso Liderança Escolar - O curso busca trabalhar o papel da liderança do gestor educacional versos a qualidade do ensino. “Notadamente os gestores premiados no Brasil são lideranças de destaque nos cenários estaduais, motivo que o CONSED e parceiros estenderam o significado do aprimoramento formativo, propiciando o curso de desenvolvimento de liderança para gestores escolares”, afirmou a professora Rosa Neide Sandes, representante do Consed na delegação.

O curso de liderança escolar será ministrado, no conceituado National College for Teaching & Leadership, por um time de associados do National College. A instituição britânica é a primeira no mundo dedicada unicamente à capacitação de líderes escolares, com reconhecimento em desenvolvimento profissional e suporte escolar. Com 14 anos de existência, já beneficiou 150 mil educadores, treinando em média 30 mil por ano.