Ilusão de perspectiva é trabalhada com estudantes na Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira

Mato Grosso do Sul

19.05.2023

Na Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”,  os estudantes da Unidade Curricular,  eletiva - Arte das sensações bloco 1, ministrada pelo professor Edson Matos, estudaram o tema fotografia Ilusão de perspectiva/ perspectiva forçada.

A perspectiva forçada é um truque visual que é utilizado por um profissional da fotografia ou cineasta para deixar os objetos ou coisas parecerem diferentes da realidade. Utiliza-se o fato do olho humano se basear em várias pistas fáceis de enganar para ganhar perspectiva num filme ou fotografias.

A partir da falsa perspectiva (ou forçada) é possível criar ilusões de ótica, conferindo ao espectador, observador destas imagens, a percepção visual e sensação de um objeto estar mais perto ou distante do que realmente está, por exemplo, ou ser maior ou menor do que realmente é. “Após as aulas teóricas os estudantes partiram para a prática e o resultado foi surpreendente de Ilusão de perspectiva/ perspectiva forçada”, finaliza professor Edson Matos

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.