III Corrida das Escolas Públicas Estaduais celebra a prática esportiva no Mês do Estudante

Consed

19.08.2019

Considerando a importância da prática esportiva para o bom desenvolvimento físico e mental dos jovens estudantes da rede pública estadual de ensino, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realizou neste domingo (18) a III Corrida das Escolas Públicas Estaduais. A atividade fez parte do conjunto de ações em comemoração ao mês do estudante, batizado de AoGosto do Aluno, e contou com as presenças da secretária Eliana Estrela e dos secretários executivos Rogers Mendes, Jussara Batista, Rita Colares e Márcio Brito.

Cerca de 5 mil participantes, entre estudantes e professores de diversas regiões do estado, concentraram-se na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, no início da manhã, para percorrer os 5 km da prova. O clima, do início ao fim, era de comemoração, energia e engajamento dos corredores, que demonstravam estar ali mais pelo espírito esportivo, do que pela competição em si. Aqueles que se dedicaram no dia a dia à prática da corrida conseguiram se sobressair e fazer o percurso em menor tempo, garantindo lugares no pódio. Além de troféus e medalhas, os primeiros colocados ganharão viagens para participar de corridas em outros estados.

Independentemente da classificação, o incentivo do Governo do Ceará é que os cidadãos dediquem-se às atividades físicas e à manutenção de práticas saudáveis. A ação tem o objetivo de integrar os estudantes e a comunidade escolar, valorizando a qualidade de vida e o bem-estar, num grande evento esportivo.

Cícero Cleiton Evangelista,  estudante da Escola de Ensino Médio (EEM) Governador Adauto Bezerra, de Juazeiro do Norte, foi o primeiro colocado na categoria estudante masculino, tendo concluído o percurso em 16 minutos e 8 segundos. “O tempo estava um pouco quente, mas a nossa preparação foi boa e por isso tivemos um bom resultado. Nosso treinador sempre está dando o melhor de si para a gente. Minha identificação com o esporte começou depois que fui incentivado por um colega. Hoje só tenho a incentivar o próximo também, pois isso traz saúde”, avalia o jovem.

Também de Juazeiro do Norte, a vencedora da categoria estudante feminino foi Loise Victória Cruz Barboza, da EEM Dona Clotilde Saraiva Coelho. Hoje com 16 anos, ela conta que começou a treinar aos 10, espelhando-se no exemplo dos pais, que também são corredores. “Graças a Deus têm vindo resultados bons e eu espero continuar. Gosto de praticar pela inspiração de meus pais, pois desde pequena os vi correndo e ganhando medalhas”, considera. Loise fez a prova em 20 minutos e 28 segundos.

A secretária Eliana Estrela observa que a participação dos jovens no evento gera uma oportunidade para o crescimento e a aprendizagem de cada um. “É um momento de integração da juventude, que veio de todo o estado, com o incentivo para que tenham uma vida mais saudável. O governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela continuam priorizando a educação”, aponta.

Classificação final da Corrida

Categoria Estudante – Feminino

1º lugar: Loise Victória Cruz Barboza – Dona Clotilde Saraiva Coelho (Juazeiro do Norte)

2º lugar: Ana Clara Evangelista Rodrigues – Escola Governador Adauto Bezerra (Juazeiro do Norte)

3º lugar: Leidiane Pereira de Souza – Escola Dom Walfrido (Sobral)

Categoria Estudante – Masculino

1º lugar: Cícero Cleiton Evangelista Rodrigues – Escola Governador Adauto Bezerra (Juazeiro do Norte)

2º lugar: Eric Augustinho Pinheiro – Escola Joaci Pereira (Aratuba)

3º lugar: Josiel da Silva Moura – Escola Gabriel (Icapuí)

Categoria Servidor – Feminino

1º lugar: Jocicleide de Sousa Freitas

2º lugar: Fabiana da Costa Andrade

3º lugar: Rita de Cássia Bezerra Lobão

Categoria Servidor – Masculino

1º lugar: Francisco dos Santos Alves

2º lugar: Tiago Lino Vasconcelos

3º lugar: Erisvan Demones Tavares

Projeto

O AoGosto do Aluno, que chega à quarta edição em 2019, tem o objetivo de promover a participação dos alunos em atividades culturais, esportivas e de lazer, destacando as potencialidades e reforçando os laços da juventude com o ambiente escolar.

As atividades acontecem na Capital e no Interior, proporcionando aos estudantes passeios culturais, com visitas à exposição de arte e museus, participação na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará e momentos de lazer em parque aquático. “A rede inteira está empenhada em fazer deste mês uma celebração ao Dia do Estudante”, destaca a secretária da Educação, Eliana Estrela, ressaltando que o projeto já está consolidado no calendário escolar do Estado do Ceará.

Encerramento

No dia 29 de agosto, será realizada a final do IV Festival Alunos que Inspiram, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento dará espaço às atividades artísticas desenvolvidas nas escolas, destacando o talento e a criatividade dos estudantes. Na edição deste ano, serão contempladas seis expressões artísticas: artes visuais, criação literária, dança, música, teatro e vídeo.