III circuito da formação Gestores Escolares oferece curso de pós-graduação para as equipes diretivas das escolas estaduais

Rio Grande do Sul

30.06.2022

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove, a partir desta quinta-feira, 30 de junho, o III circuito do Curso de Formação de Gestores Escolares da Rede Estadual. A iniciativa, realizada em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), irá disponibilizar uma pós-graduação Lato Sensu para as equipes diretivas das escolas com carga horária de 135h e duração de 9 meses dividida em três módulos.

Com atividades síncronas e assíncronas, as aulas serão transmitidas pelo canal do Youtube TV Seduc RS, às terças e quintas-feiras, sempre a partir das 17h30. As atividades assíncronas serão desenvolvidas na plataforma Moodle com a publicação de materiais complementares que auxiliarão a aprendizagem e as discussões.

Na última segunda-feira, 27 de junho, a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, e o reitor da UERGS, Leonardo Alvim Beroldt, assinaram um termo de cooperação para firmar a parceria e oferecer o curso aos gestores escolares da Rede Estadual.

A titular da pasta destaca a importância de oportunizar esta formação:

“A concretização da oferta de especialização aos gestores escolares é um importante aprimoramento que qualifica a gestão das escolas estaduais. Esta formação traz conhecimentos interdisciplinares que aliam a teoria com a prática e trabalha competências essenciais ao desenvolvimento educacional dos estudantes”, afirma a secretária Raquel Teixeira.

Conforme o reitor da UERGS, Leonardo Alvim Beroldt, a formação dos professores é um eixo estratégico para a qualificação da Educação do Estado.

“Este é um projeto que envolve a atuação conjunta do poder público e tem tudo para se tornar uma referência nacional na capacitação de gestores educacionais.  A função de gestor exige uma série de competências e habilidades e, por isso, nós acreditamos que o Ensino Superior tem papel fundamental neste processo”, explica.

O curso irá trabalhar e desenvolver as dimensões Pedagógica, Político-Institucional, Administrativo-Financeira e Pessoal e Relacional, de acordo com as 17 competências da Matriz Nacional de competências do diretor escolar estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).  Entre os principais assuntos a serem abordados, estão: Gestão Democrática, Gerenciamento de Recursos Humanos, Gestão Curricular, Construção de um ambiente de aprendizagem, gestão de equipe, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Referencial Curricular Gaúcho (RCG), Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Educação e Diversidade, instrumentos avaliativos, entre outros.

Curso de Formação de Gestores Escolares da Rede Estadual

A iniciativa visa capacitar diretores e vice-diretores, eleitos no pleito realizado entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2021, bem como os diretores indicados, que estarão à frente das instituições de ensino pelos próximos três anos. A carga horária total prevista para a capacitação é de 375 horas e se estenderá até 2023, dividida em cinco circuitos.

Por meio desta formação, serão disponibilizados os conhecimentos necessários para a construção de uma gestão democrática e participativa, incluindo o estudo e a reflexão crítica de conceitos e procedimentos, além do desenvolvimento de habilidades cognitivas e sócio emocionais.

O Curso de Formação de Gestores é uma iniciativa da Seduc em parceira com Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Tribunal de Contas do Estado(TCE) e Vetor Brasil.