II Encontro formativo da Iniciativa Educadores do Brasil capacita para a etapa de avaliação

Iniciativa Educadores do Brasil

02.09.2015

Técnicos das 27 secretarias Estaduais de Educação, assessores de comunicação e representantes da Undime nos estados participam entre os 1º e 4 de setembro, em Pirenópolis-GO, do II Encontro formativo da Iniciativa Educadores do Brasil – Prêmio Professores do Brasil (PPB) e Prêmio Gestão Escolar (PGE).  

A abertura aconteceu na tarde do dia 1º, com a presença da professora Fátima Gavioli, secretária de Estado de Educação de Rondônia e uma das coordenadoras do Eixo Gestão Escolar do Consed. Ela falou sobre a mobilização que a secretaria de estado de Rondônia tem feito com Iniciativa Educadores do Brasil.

A professora destacou que a educação brasileira precisa ser transformada respeitando a complexidade educacional.  “Temos que buscar 'um querer fazer’,  pois é necessário um engajamento da sociedade. É preciso elevar este sentimento de mobilização pela melhoria da educação pública brasileira”.

Para a secretária Fátima Gavioli é fundamental “transformar nossas escolas, pois só assim faremos uma mudança real da educação pública”.

A mesa de abertura também contou com a participação da secretária municipal de educação de Pirenópolis e vice-presidente da Undime Goiás, Márcia Áurea Oliveira; Beatriz Cortese, do Cenpec; Flávia Silva, da SEB/MEC; e da secretária executiva do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Nilce Rosa da Costa.

Capacitação para avaliação

A programação do evento contou com a apresentação da plataforma de seleção e orientações sobre a coordenação das duas primeiras etapas de avaliação. Os coordenadores dos prêmios nos estados participaram de oficinas de simulação dos Comitês de Avaliação com objetivo de ajustar os olhares sobre os critérios de avaliação.

Na avaliação de Beatriz Cortese, coordenadora de projetos do Cenpec e responsável técnica da Iniciativa, a realização das oficinas tem grande importância para o sucesso do PGE e do PPB, por ser um processo formativo que envolve os coordenadores estaduais, grandes multiplicadores dos Prêmios. É uma possibilidade de antecipar eventuais dúvidas, dificuldades e questionamentos dos avaliadores na realização dos comitês.

Avaliação dos Prêmios

Para a coordenadora de projetos do Cenpec a avaliação é um processo formativo em duas instâncias: "por um lado, os inscritos recebem uma devolutiva sobre sua ficha de inscrição ou relato de prática; por outro lado, os técnicos das secretarias municipais e estaduais – envolvidos no processo de avaliação – têm a chance de conhecer as práticas desenvolvidas nas escolas, levantando subsídios para suas ações na rede". 

Período de Inscrições

As inscrições deste ano vão até 14 de setembro. Mais informações no site www.educadoresdobrasil.org.br.

Histórico dos Prêmios

Concebido em 1998 pelo Consed, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público e conta, em sua trajetória, com a participação de cerca de 34 mil escolas de todas as regiões do país. Já o Prêmio Professores do Brasil, criado pelo MEC em 2005, objetiva reconhecer, premiar e divulgar o mérito de docentes das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade.