Mato Grosso do Sul
17.05.2024Aconteceu na quinta (16) e sexta-feira (17) no Centro de Formação Professora Doutora Mariluce Bittar, o II Encontro dos professores do programa Arte e Cultura na escola com sete oficinas, direcionados para os professores do estado inteiro.
O Programa: Arte e Cultura na Escola é constituído por atividades artístico-culturais oferecidas no contraturno das escolas da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul), como meio de desenvolvimento humano, para contribuir no processo educacional, promover a formação integral do educando e da comunidade escolar na valorização do ambiente de ensino-aprendizagem como um elemento de interação social.
De acordo com Fábio Germano, gestor do núcleo de arte e cultura da SED (Secretaria de Estado de Educação), o programa tem mais de 400 projetos e o objetivo do encontro é a troca de conhecimentos entre os professores.
“Atendemos toda a comunidade escolar, no contraturno com oficinas que são oferecidas para que o aluno possa ter uma experiência a mais com arte, para que ele possa desenvolver talentos, que ele possa ter um ambiente de convivência artística e que ele possa também trabalhar as potencialidades que, às vezes, muito das vezes um aluno desconhece, esse encontro promove a troca de ideias e a partilha de conhecimentos”, explica Fábio.
Para o professor de artes cênicas Mateus Franco, que ministra aulas de teatro em seis escolas em Dourados, o interesse dos alunos é fundamental para o programa, uma vez que as aulas são ministradas após as aulas regulares, ele conta que no início do ano, os estudantes já querem saber sobre as oficinas.
“Dou aulas de teatro de 2018, neste ano tenho mais de cem alunos. Eles vão e fazem acontecer, no início eles não entendem o chamado, mas eles têm um porquê de estar ali, e eles se dedicam muito nos projetos”, conta Mateus.
Há 11 anos como professor de música na EE Profª. Neyder Suelly C. Vieira, Paulo Henrique Costa, é um apaixonado pelo que faz e contou orgulhoso que neste ano emplacou três alunos no curso de música da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), além disso para ele, as aulas do programa são um momento de acolhida do estudante.
“ A gestão escolar tem uma visão sensível com o projeto de música, tanto na música, arte ou esporte, é muito importante, eu mesmo tenho um diretor que é apaixonado por esporte e cultura. Ele investe muito e dá espaço para a gente trabalhar. A minha escola é uma escola da autoria, é um horário diferenciado, é um horário que os alunos já estão cansados, então esse aluno só vai ficar pós aula se ele sentir confortável, se ele tiver um ambiente acolhedor”, explica Paulo.
O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher participou da abertura do encontro e compartilhou com os professores a importância do programa para todos os estudantes da REE/MS, para ele além de proporcionar a proximidade do aluno com a arte e a cultura, o programa impacta na vida desse estudante que, quer frequentar a escola para poder participar das oficinas.
“Hoje muitos dos nossos estudantes continuam nas escolas por conta desse programa, a gente percebe que onde tem esses projetos a evasão escolar é muito baixa, a arte e a cultura salvam vidas diariamente”, finaliza o secretário.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Ricardo Agra, SED