Esses são os desafios que vêem sendo superados pela Educação no Espírito Santo, enumerados pelo titular da pasta no Estado, Klinger Marcos Barbosa Alves.
No segundo dia da II Reunião Ordinária do Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, que aconteceu, entre os dias 15 e 16 de maio, no Golden Tulip Porto Vitória, na capital capixaba. Os secretários de Estado da Educação e representantes das Secretarias de Educação de todo o Brasil tiveram a oportunidade de conhecer as principais ações e políticas educacionais levadas a efeito pela Secretaria de Educação do Espírito Santo.
O anfitrião do evento, Klinger Marcos Barbosa Alves, apresentou inicialmente um panorama geral dos dados sociais, econômicos e geográficos do Estado e, em seguida, pontuou os principais desafios da gestão: 1) promover a igualdade de oportunidades educacionais; 2) melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem e garantir a devida permanência; 3) ampliar o acesso à escolarização.
O secretário de Educação do Estado do Espírito Santo apresentou ainda, as principais realizações, com destaque para o programa estadual de expansão do ensino médio. Klinger enfatizou os principais programas da Secretaria de Educação, entre eles, os Centros Estaduais de Idiomas, a Escola Aberta, e o Mais Educação.
O gestor destacou a melhoria em processos de gestão, como na terceirização dos procedimentos para a alimentação escolar, que obteve ampliação do atendimento, “inclusive mediante a introdução de produtos da agricultura familiar”, pontuou. Também apresentou dados referentes à adequação da estrutura física das escolas e os investimentos em tecnologia na sala de aula.
Durante a apresentação foi projetado um vídeo sobre do programa “Coordenadores de Pais”, que estabelece uma “ponte” entre a escola e as famílias, com visitas domiciliares que conseguem promover a redução da evasão nas escolas nos locais onde o projeto foi implantado.
Por fim, foi exibido mais um vídeo que narrou à experiência exitosa de um programa denominado “Escola é tudo de bom”, o secretário Klinger enfatizou que o principal objetivo do programa é “que as escolas sejam incentivadas a falar mais sobre si mesmas e se mostrar à sociedade”, disse
Na oportunidade, a professora Maria Nilene Badeca da Costa, secretária de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul e presidente do CONSED, agradeceu a acolhida em Vitória dizendo que “O Estado do Espírito Santo superou as expectativas pelo acolhimento das pessoas e por sua cordialidade”, destacando o empenho e a competência de toda a equipe local e do CONSED que trabalharam para a realização desta reunião.