Iema Integral Bilíngue promove aula inaugural de curso de Inglês ofertado para a comunidade

SEDUC MA

26.02.2021

A aula inaugural promovida pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Integral Bilíngue, na segunda-feira (22), marcou o início ao Curso de Inglês, que está sendo oferecido, de forma gratuita, para os moradores da comunidade da área do Bequimão, em São Luís, onde o instituto está localizado e os alunos residem.

Atualmente, o curso possui 5 turmas com 15 alunos cada uma, para que seja garantido o distanciamento. Estão sendo oferecidas aulas para jovens de 12 a 15 anos, das 18 às 19h e, também, a pessoas com mais de 16 anos, das 19 às 20h.O Iema Integral Bilíngue segue todos os protocolos de segurança para realizar as atividades presenciais. Além do distanciamento, outros procedimentos são executados na escola, como a aferição da temperatura de estudantes, higiene pessoal, com limpeza frequente das mãos, uso obrigatório de máscara dentro do ambiente escolar e a limpeza regular dos banheiros, lavatórios e outros espaços, para garantir a segurança de estudantes, professores e dos funcionários.

O morador do bairro Rio Anil e aluno do curso de Inglês, João Vitor de Sousa Campelo, 12 anos, expressou o significado do curso para a sua trajetória de vida. “Eu quero aprender Inglês porque vai fazer parte da minha vida. Eu vou aprender a traduzir músicas, jogos e outras coisas mais”, afirmou.

A aula inaugural contou com a presença da secretária adjunta de Gestão da Rede de Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra, que ressaltou o apoio do Governo do Estado à comunidade. “Estamos cumprindo outra diretriz do Programa Escola Digna, que é a relação escola e comunidade, ação muito importante para todos nós. É de grande valia a escola ofertar um curso de inglês para os irmãos de nossos estudantes, pais e para a família. É uma honra oferecer esse serviço, porque fortalece o laço do Programa Escola Digna e do Pacto Pela Aprendizagem”, ressaltou.

A aluna do curso, Anna Victória, 26 anos, moradora do bairro Angelim, contou que o curso será uma grande oportunidade para a sua vida. “O curso de Inglês oferecido pelo Governo do Estado está sendo uma grande oportunidade para mim, porque no mercado de trabalho ter um curso de inglês é requisito primordial e eu não poderia deixar de aproveitar essa oportunidade”, salientou.

A professora de Inglês, Isabella Cabral, espera que os alunos do curso aproveitem a oportunidade e obtenham novas conquistas. “É muito importante levar esse projeto para a comunidade, dando oportunidade para que os jovens ampliem, cada vez mais, o seu conhecimento e tirem bons frutos mais na frente. A gente espera que todos que estão aqui hoje aproveitem esse grande momento, para que o futuro deles seja cada vez melhor”, explicou.

Outras ações

O Iema Bilíngue promoverá outros projetos direcionados à comunidade. A gestora geral da escola, Ingrid Costa, falou sobre novas atividades que serão realizadas na escola e elogiou a ação do Governo do Estado para auxiliar os moradores na busca de conhecimento. “Além do Inglês, teremos, em breve, outros projetos direcionados à comunidade, como capoeira, zumba, balé, jiu-jitsu, que serão ofertados no horário noturno”, destacou.

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueiredo
Fotos: Lauro Vasconcelos
23/02/2021