Educação do Ceará lança iniciativa para otimizar a obtenção de documentação por alunos

Ceará

05.02.2024

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, de segunda a sexta-feira (5 a 9), o I Mutirão Identifique-se, para mobilizar as escolas da rede pública estadual para realizarem o levantamento dos alunos que ainda não têm documentos de identificação pessoal. O público-alvo da iniciativa são os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, tendo em vista que estão na final do ciclo da educação básica e, até o fim do ano, prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais processos seletivos para o ingresso na universidade.

O Identifique-CE foi criado como uma ação dentro do projeto “Enem Chego Junto, Chego Bem” – Etapa Documentação, que consiste na articulação das escolas, junto aos estudantes, no sentido de providenciar os documentos necessários para a isenção da taxa e a realização da inscrição no processo seletivo do Enem (CPF, RG e/ou DNI – Documento Nacional de Identificação).

Após as unidades de ensino concluírem o mapeamento dos alunos que ainda não possuem a documentação, a Seduc irá desenvolver um trabalho focado em relação a este público, estabelecendo parcerias com órgãos de identificação, a fim de otimizar o processo.

No ano de 2023, algumas ações já foram realizadas com esta finalidade. Exemplo disso foi a colaboração entre a Seduc e a Perícia Forense, com o projeto #RGnamão, por meio do qual duas unidades de ensino de Fortaleza (EEMTI Poeta Patativa do Assaré e EEMTI Waldemar Falcão) puderam emitir, em suas próprias dependências, os RGs dos alunos. Houve, também, mutirões de emissão de documentos na Academia Estadual de Segurança Pública. Outra ação, feita em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), foi o envio do Caminhão do Cidadão para diversos municípios cearenses.

O Enem Chego Junto, Chego Bem é uma iniciativa da Secretaria da Educação, por meio da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil e Educação Complementar, que visa oferecer aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio e dos anos finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) um circuito estruturado de acompanhamento e preparação para o Enem, com o intuito de obter o ingresso do maior número possível de alunos nas instituições de ensino superior.

Desenvolvido desde 2012, o Enem Chego Junto, Chego Bem promove um conjunto de ações para mobilizar e preparar os estudantes para o Exame. Além do fortalecimento da aprendizagem diária em sala de aula com os professores e gestores, a Seduc oferta esta iniciativa, executando uma série de atividades ao longo do ano. O projeto é realizado em sete etapas: Documentação, Isenção da Taxa, Inscrição, Motivação, Preparação, #Enemvou2dias e Ingresso.