I Reunião Ordinária do Consed 2015 ocorre em Santa Catarina

Consed

19.03.2015

A cidade Florianópolis é por dois dias a capital da educação pública brasileira. Entre hoje (19) e amanhã (20) gestores da educação dos quatro cantos do País participam, no Hotel Jurerê Beach Village, da I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – Consed.

O encontro tem como tema central a Base Nacional Comum, um dos eixos prioritários para a melhoria da educação pública brasileira definidos pelo Consed, que também pautou como prioridade  os Planos de Carreira dos profissionais do magistério brasileiro; o Financiamento da Educação Brasileira; a Gestão Escolar e a Reformulação do Ensino Médio.

Na abertura solene, que contou com a apresentação do Coral do Instituto Estadual de Educação, estiveram presentes o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE/MEC, Binho Marques;  o secretário de Educação Básica-SEB/MEC, Manuel Palácios; a senhora Astrit Tozzo, presidente da Undime de Santa Catarina; Maurício Pereira, presidente do Conselho Estadual de Santa Catarina e Glauco José Côrte, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC entre outras autoridades catarinenses.

O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina e presidente do Consed, Eduardo Deschamps, fez a abertura do encontro e cumprimentou todos os presentes. O presidente do Consed destacou a experiência catarinense na educação que “não é feita apenas pelas redes de ensino, mas com a colaboração de todo o conjunto da sociedade”, citando o Movimento Indústria pela Educação.

Deschamps também ressaltou a sinergia social ligada à prioridade da educação em todo o Estado citando como resultado disso a recente divulgação de uma pesquisa nacional, realizada pela Delta Economics & Finance, que  mostrou que Florianópolis é a melhor cidade do Brasil para criar filhos e, além da capital, Blubemanu e Joinville que também ficaram entre as dez primeiras no ranking.

O presidente do Consed fez uma síntese da agenda de trabalho que conta com o principal debate sobre a Base Nacional Comum, que é um dos 5 (cinco) eixos prioritários, definidos pelo Consed, para organizar a agenda nacional e estabelecer estratégias de ação para aplicação do PNE, “é necessário criar as condições para operacionalizá-lo de forma eficiente”, disse o presidente.

O Ministério da Educação foi representado pelo secretário de Educação Básica-SEB/MEC, Manuel Palácios que afirmou que o desafio é grande e que temos aqui “uma pauta extensa de trabalho relacionado à Base Nacional Comum”, afirmando que para o êxito precisamos dar ênfase ao  pacto federativo.

A presidente da Undime de Santa Catarina, Astrit Tozzo, disse que a “educação é um desafio que nos compromete com a missão de educar cada dia mais”, pois, é preciso compreender que “o aluno é responsabilidade de todos nós. E não é apenas da União, estados ou municípios”. O secretário Municipal de Educação de Florianópolis, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, também reforçou a existência de um grande desafio em relação à qualidade da Educação em todos os níveis, sendo uma responsabilidade de todos.

Já o professor Maurício Pereira, presidente do Conselho Estadual de Santa Catarina, citou o exemplo de mobilização aplicado em Santa Catarina, que tem instituições e sociedade civil articulados por ações concretas pela educação. Alinhado com o mesmo ideal, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC, Glauco José Côrte, disse que é preciso valorizar projetos que possam contribuir para a melhoria da educação, citando o exemplo do Movimento A Indústria Pela Educação. “O Brasil precisa resgatar princípios, cuja essência foi sendo relativizada nos últimos anos, é um esforço e uma contribuição que o movimento está fazendo para o resgate de princípios e valores importantes para a sociedade”, afirmou.

A reunião do Consed possui uma pauta intensa e com grande volume de conteúdo. Estão previstos ainda um painel sobre a Educação de Santa Catarina, uma palestra sobre Inovação na Educação, apresentações de parcerias internacionais e intercâmbios e debates sobre sistema de transporte escolar, além de pautas administrativas do Conselho.