I Fórum das Juventudes mobiliza estudantes alagoanos

Protagonismo Juvenil

13.08.2019

Texto de Manuella Nobre

Pensado e produzido pelos alunos gremistas da rede pública estadual, o I Fórum das Juventudes, nesta quarta-feira (14), das 8h às 17h, no auditório da Escola de Magistratura de Alagoas (Esmal) e na Escola Estadual Edmilson Pontes, no bairro do Farol, representa mais uma das ações apoiadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de incentivo ao protagonismo juvenil.

Para o presidente da Coordenação Estadual dos Grêmios Estudantis de Alagoas (Cegreal), Victor Manoel da Silva, o momento é de conquista e realização para os jovens.

“A cada dia que se aproxima da data do evento, o entusiasmo e alegria de poder e querer viver este momento, que será único, só aumenta. Criamos uma organização bem estruturada, por áreas e equipes, com a participação de gremistas de todas as regiões, integrantes ou não da Cegreal, que tem nos dado um apoio incrível. Sem falar nas inscrições, que foram bem movimentadas. E nosso intuito é que aqueles que estarão presentes sejam multiplicadores em suas escolas, cidades e Geres”, pontua Victor.

Segundo ele, a expectativa é grande por parte dos alunos. “Seja em grupos de Whats App, reuniões de grêmios, no Instagram, o fórum já está na boca dos alunos. Até mesmo aqueles, que por algum motivo não poderão participar, vem comentando da expectativa e da importância deste evento, e isso é o que tem nos motivado a cada dia, saber que aqueles a quem representamos estão curtindo os movimentos, torcendo, ou melhor, participando, seja de forma direta ou indireta”, avalia o presidente.

Novo Ensino Médio - Toda a programação foi discutida e definida pelos próprios alunos, com o suporte da Supervisão de Integração Escola e Comunidade da Seduc (SIEC), e contará com palestra, mesas redondas e oficinas.

“A programação está perfeita, pensada e criada na visão dos jovens e para os jovens, com temas que os mesmos enfrentam nas escolas e que podem e devem intervir e mudar, resgatando sempre o protagonismo juvenil que é uma das nossas principais bandeiras, e que tem ganhado cada vez mais espaço. Sinto-me muito feliz e cada vez mais realizado, e motivado a continuar lutando pela educação. Ainda não consegui resumir a dimensão deste evento ”, resume o líder estudantil.

Dentre os assuntos destaques a serem abordados estará o Novo Ensino Médio, o qual tem sido construído em Alagoas com a total participação deste público. Para Andreia Alves, gerente de Educação Profissionalizante e Ensino Superior da Seduc e líder do núcleo para o Novo Ensino Médio, o protagonismo juvenil é a espinha dorsal do Novo Ensino Médio, visando promover odesenvolvimento integral, por meio do incentivo à autonomia e à responsabilidade do estudante por suas escolhas e seu futuro.

“Conhecer as demandas das juventudes estudantis é o primeiro passo para promover seu protagonismo, além de apoiar a definição de políticas que estejam conectadas com seus anseios, aptidões e necessidades. Para conhecer essas demandas, a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas vem realizando a escuta de estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual. Uma das etapas dessa escuta já está em curso nas escolas, para um primeiro diagnóstico, que orientará as ações de flexibilização de cada unidade de ensino. Uma outra etapa será realizada no período de 14 a 31 de agosto de 2019, por meio de um questionário online para todos os/as estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual”, explica a gerente.

Durante o Fórum das Juventudes, o Núcleo de Ensino Médio e Educação profissional da Seduc - NEMEP realizará oficinas com os/as estudantes participantes sobre o Novo Ensino Médio, formando sobre Projeto de vida, Itinerário Formativo, e dialogando sobre as possibilidades de distribuição da carga horária e modelos de eletividade.

“O processo de mobilização para a escuta, assim como para informar sobre as mudanças que estão sendo implementadas no Ensino Médio, tem envolvido a Cegreal. O protagonismo dos/as estudantes gremistas tem sido fundamental para a escolha e formatação das estratégias a serem utilizadas para uma escuta efetiva, que apoie a construção de uma escola que dialogue com as realidades e desafios locais e conectada às mudanças dos tempos atuais”, analisa Andreia.

Programação - Confira a programação completa do I Fórum das Juventudes a seguir.

Manhã – Auditório da Esmal:

8h – Credenciamento;

9h - Apresentação cultural de balé contemporâneo com estudantes da Escola Estadual Dom Constantino;

9h15 - Frente de honra da abertura: Autoridades, Sure e CEGREAL;

10h - Conferência de abertura - Mobilizações Sociais das Juventudes da Rede Estadual de Ensino (Mobilização dos Grêmios Estudantis, Atuação dos grêmios nas escolas, importância e dificuldades encontradas); Victor Silva, presidente da CEGREAL, e Maria Eduarda, diretora De Cultura;

10h30 - Palestra: Desafios e possibilidades das Juventudes voltadas à educação socioemocional; Mediadora Professora PSI. Sílvia Teixeira;

11h30 - Mesa Redonda: As Juventudes e os diversos desafios da atualidade; mediadora PSI NIELK;

12h – Intervalo Almoço;

Tarde – Auditório da Esmal e Escola Estadual Edmilson Pontes

13h30 - Oficina novo ensino médio - Escola Estadual Edmilson Pontes;

15h - Mesa redonda : O papel das juventudes no combate ao abandono e à evasão Escolar e às desigualdades nas escolas - (apresentação dos fatores internos e externos) - Esmal;

16h – Encerramento.