A Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul (SED/MS) realiza este mês em Dourados, Campo Grande e Três Lagoas a I Feira do Livro e Leitura do Estado, a fim de incrementar as metas do Plano Estadual de Livro e Leitura (PELL), especialmente no que diz respeito à democratização do acesso e apoio à criação e ao consumo de bens de leitura. O evento transformará as sedes em "Cidades das Letras".
A feira acontece em Dourados, Campo Grande e Três Lagoas com o compromisso de estimular a democratização do acesso ao livro, o incentivo e a valorização da leitura em todos os níveis e tem como objetivo proporcionar às escolas a possibilidade de adquirir livros e enriquecer o acervo da biblioteca escolar, além de, junto com os demais cidadãos sul-mato-grossenses, usufruir de momentos culturais, por meio de programações artísticos de fomento à leitura.
Para a presidente do Consed e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, a feira conduz os estudantes ao maravilhoso universo da leitura. “É necessário possibilitar aos estudantes, crianças, jovens e adultos a dimensão de que ler é uma experiência de múltiplas faces, que pode mudar a vida das pessoas e ajudá-las em suas conquistas como o ingresso a uma boa universidade ou um bate-papo animado e inteligente na própria escola ou em família”, destaca.
Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado a implantar o Plano Estadual de Livro e Leitura (PELL).“O PELL é fruto de um grande processo de mobilização em nosso Estado, cujos princípios e estratégias estabelecem medidas voltadas à formação de leitores, à implantação de novas bibliotecas e modernização das já existentes, à expansão do número de salas de leitura, à formação dos mediadores de leitura, à valorização de bibliotecários e o incentivo à produção literária, intelectual, autoral e editorial”, destaca Maria Nilene.
Durante a feira, as maiores editoras do país estarão expondo suas obras e apresentando as novidades literárias indispensáveis para o desenvolvimento dos estudantes e, para estimular e divulgar as diversas formas de expressões culturais desenvolvidas pelas escolas haverá apresentações dos estudantes da Rede Estadual e Municipais de Ensino.
O evento Cidades das Letras conta com seis espaços culturais diferentes:
- Pátio dos Livros Populares: livros que custam, no máximo, 10 reais; estantes e bancadas que facilitam a busca do público; espaço para livros mais vendidos, lançamentos e autores regionais; exposição de diferentes editoras com valores variados.
- Bate-papo na Estrada: entrevistas com autores conhecidos; sessões de autógrafos após os bate-papos; presença dos mais importantes autores brasileiros e escritores regionais.
- Estacionamento Infantil: área exclusiva para crianças, com atividades especiais; oficinas de ilustração e poesia; peças infantis; contadores de histórias.
- Cine Livro: cinema na praça (filmes baseados em livros); meu livro preferido – exposição dos livros preferidos de importantes personalidades brasileiras. Totem interativo com mostra dos livros preferidos pelos visitantes do site do projeto Caminhos da Leitura.
- Oficina do Livro: espaço para formação de professores, bibliotecários, livreiros e outros profissionais do livro; oficina do professor; biblioteca de livros virtuais; oficinas de vendedores de livros; oficina de autores; palestras técnicas.
- Na carona: atrações para o público jovem. Bate-papos com escritores e autores de livros para jovens, debates com temas atuais, apresentações musicais, leitura de poemas; o mundo dos autores de HQs; twitteratura.
- Biblioteca Esquenta!: ação que acontecerá em parceria com o Programa Esquenta, apresentado pela Regina Casé na Rede Globo; uma parede com fotos e depoimentos de personalidades, contando sobre o livro que mudou sua vida.
Caminhos da Leitura
A feira é parte do Projeto Caminhos da Leitura, integrante do Circuito Nacional de Feiras de Livros, que é o calendário de feiras realizadas anualmente no país, com o objetivo de promover o livro, a literatura e a leitura. O calendário das feiras foi sistematizado pela Fundação da Biblioteca Nacional – FBN e Ministério da Cultura (MinC).
Serviço:
Cidades das Letras – I Feira de Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul, parte do Projeto Caminhos da Leitura, integrante do Circuito Nacional da Feira de Livros:
Polo Dourados:
Data: de 14 a 17 de junho
Locais: Parque dos Ipês – Avenida Presidente Vargas, 1590 – Vila Progresso;
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – Campus 1 – Rua João Rosa Góes, 1761 – Vila Progresso.
Polo Campo Grande:
Data: de 21 a 24 de junho
Local: Armazém Cultural – Avenida Calógeras, 3110 - Centro.
Polo Três Lagoas:
Data: de 28 de junho a 1º de julho
Local: Biblioteca Pública Municipal Rosário Congro – R. Alexandre Costa, 241 - Centro.
Ascom/Consed com informações Assessoria de Comunicação SED/MS
12/6/2012