Consed lança hotsite para promover I Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar, que acontece nos dias 14 e 15 de agosto de 2014, em Brasília.
A iniciativa de criar um hotsite para o seminário tem como intenção propocionar aos participantes informações sobre as palestras, oficinas e os palestrantes; “Nesse sentido, este site, de livre acesso, foi criado para que todos acompanhem o seminário, ouçam, leiam e possam guardar, para posterior consulta, os relatos de experiências exitosas em gestão escolar e as contribuições dos convidados”, destacou a secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa.
O seminário é parte integrante do Prêmio Gestão Escolar - PGE 2013/2014, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, com o objetivo de fortalecer a escola pública por meio da autoavaliação como ferramenta para a melhoria da gestão.
A presidente do Consed e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, a professora Maria Nilene Badeca aponta que entre os principais objetivos do seminário estão à promoção do “debate das questões contemporâneas da gestão da escola pública, analisando-as à luz de diferentes experiências e enfoques teóricos, como também, estimular o diálogo entre os participantes de modo a propiciar trocas de experiências e propostas de disseminação de boas práticas”.
O prêmio congrega uma série de entidades que apoiam o fomento da educação no Brasil: União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundação Roberto Marinho; Instituto Educação; Nuvem de Livros; Fundação Victor Civita; Fundação Santillana; Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Instituto Unibanco; Instituto Natura; Ministério da Educação (MEC) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Acesse aqui o site do Seminário
O Prêmio
O Prêmio Gestão Escolar - PGE, que se encontra na 16ª edição, diferencia-se de todas as demais premiações na área educacional básica. Baseia-se no instrumento de autoavaliação como um caminho para a melhoria dos processos de gestão escolar e o consequente impacto positivo na qualidade do ensino. É o olhar da comunidade escolar em relação a si mesma. Gestores, corpo docente, funcionários, alunos e familiares são estimulados a refletir sobre a escola.