HORTA NA ESCOLA: Projeto estimulará alimentação saudável, empreendedorismo e valorização da agricultura

Roraima

21.06.2019

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Para sensibilizar a comunidade escolar quanto à alimentação saudável, alcançar as famílias dos estudantes com a adoção de hábitos saudáveis e com a possibilidade de fomentar a complementação da renda familiar, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) implantará o Projeto Horta nas Escolas.

Na manhã desta sexta-feira (21), a secretária de Educação Leila Perussolo e o corpo técnico pedagógico da Seed estiveram reunidos com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emerson Baú e com a deputada Angela Águida Portela, parceiros do projeto, para alinhar as ações que serão desenvolvidas.

A idéia é criar hortas nas escolas para o cultivo de hortaliças, legumes, raízes, verduras e ervas medicinais onde os próprios estudantes, orientados por profissionais, serão os responsáveis pelo plantio, cuidado e manutenção do espaço. Os produtos poderão complementar a alimentação escolar.

O projeto institucional, além de trabalhar de forma integrada disciplinas e conteúdos pedagógicos, também estimulará entre os estudantes, o empreendedorismo, a responsabilidade, a produção, proporcionará a aquisição de novos conhecimentos e incentivará a transformação social da comunidade escolar.

No projeto, será trabalhado também o aproveitamento (reuso) da água da escola e a produção de viveiros de mudas de plantas diversas como Ipê, Açaí e Cupuaçu. Os estudantes poderão levar os conhecimentos adquiridos na escola para casa e incentivar pequenas produções.

“As ações serão realizadas mediante identificação do perfil dos alunos, dos pais, e da comunidade, com trabalhos científicos e pedagógicos, buscando potencializar a escola e levando informações sobre alimentação saudável e a possibilidade de complementação da renda familiar dos estudantes”, destacou Leila Perussolo.

PARCEIROS

Para o Projeto Horta na Escola, a Seed contará com a assistência técnica da SEAPA (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que disponibilizará as tecnologias e orientações.

“Disponibilizaremos toda a parte de orientação sobre qual a melhor cultura a ser utilizada, qual o formato da horta e da irrigação, ou seja, toda a parte técnica para que a comunidade escolar consiga alcançar produtividade, gerar sustentabilidade e continuar com o projeto”, explicou o secretário Emerson Baú.

Já a deputada estadual Angela Águida Portela, participará trazendo a expertise dos Projetos Verde Vivo e Carijó, já desenvolvidos anteriormente por ela em algumas escolas estaduais no interior do Estado. A parlamentar também disponibilizou a oferta de cursos para profissionais que participarão da ação.

“Verde Vivo e Carijó são projetos de horta na escola e de criação de frangos que trazem oportunidade de segurança alimentar, mas também mostram a viabilidade econômica que as comunidades podem ter por meio do empreendedorismo rural. É uma oportunidade de mudança de hábito, de cultura e de valorização da economia gerada no campo”, enfatizou a deputada.

A equipe técnica da Seed trabalha agora na formatação e alinhamento final do projeto que deverá contemplar as escolas da Capital e interior (área rural e indígena), já no segundo semestre deste ano.

ASCOM/SEED